Instituto organiza curso de capacitação de professores da Escolinha de Triathlon

Futebol é ferramenta de educação para meninas do litoral cearense

Segunda edição do evento, com aperfeiçoamento teórico e prático da equipe, contou com a participação do triatleta olímpico Juraci Moreira

A dedicação aos estudos, fundamental para as crianças da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, se estende também aos professores. Toda a equipe técnica dos sete núcleos de Curitiba passou por duas semanas de aperfeiçoamento, no 2ª Curso de Capacitação de Professores. O encerramento, na última sexta-feira (22), contou com a participação do idealizador e padrinho do projeto, Juraci Moreira, hexacamepão brasileiro da modalidade, com participação em três Olimpíadas.

A segunda edição do curso foi organizada pelo Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, responsável por centralizar todas as ações do projeto. O objetivo era compartilhar a experiência de sete anos na formação de crianças e adolescentes, alinhando a teoria com a rotina e a realizade de cada núcleo para aperfeiçoar o trabalho. O evento foi também um passo importante para a construção da metodologia de ensino que será aplicada em todas as 18 unidades da Escolinha no Brasil.

Durante as duas semanas de capacitação, foram abordados temas como a forma de planejamento das aulas, manutenção dos equipamentos, prevenção de lesões, técnicas de primeiros socorros e a relação de alunos e professores com os patrocinadores. Presidente fundador do Instituto, Juraci Moreira encerrou a programação falando sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e a relação com o ESG (meio ambiente, social e governança, em português), princípios de sustentabilidade para as empresas. Fortalecer as ações sociais alinhadas com os ODS para a redução das desigualdades é a meta do projeto para 2022.

“Passamos por duas semanas de muito aprendizado. Um evento conjunto em que pudemos fomentar e aperfeiçoar o trabalho realizado durante estes sete anos de Escolinha. Queremos alinhar a teoria com as necessidades de cada núcleo. Isso é fundamental para construir e aperfeiçoar a nossa metodologia de ensino”, destacou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Além dele e de Juraci Moreira, a capacitação contou com a participação de Homero Cachel, treinador da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, time de alto rendimento do projeto. Os professores Carlos Ernesto Borges de Macedo e Leonardo Lisboa e a fisioterapeuta Betina Cachel completaram a equipe que ministrou o curso.

O Instituto

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

Leia mais: https://onboardsports.net/2022/07/28/instituto-organiza-curso-de-capacitacao-de-professores-da-escolinha-de-triathlon/

Previous post Phytoervas 4Z mantém regularidade na Semana de Vela
Next post Brasileiros defendem título do Mundial de Snipe Júnior em Portugal