Futebol é ferramenta de educação para meninas do litoral cearense

Escolinha de Futebol Menina Olímpica alimenta o interesse pelos estudos de crianças a partir dos 5 anos

A educação é a grande bandeira da Escolinha de Futebol Menina Olímpica. O projeto, com núcleos em Maracanaú e Caucaia, no litoral cearense, promove uma série de ações para incentivar meninas de 5 a 17 anos a se dedicar aos estudos.

Em campo, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e coordenação motora, as atletas mirins aprendem valores importantes como determinação, disciplina, respeito e trabalho em equipe. Os resultados já se refletem na mudança de comportamento das meninas, em pouco mais de dois meses de trabalho.

“As meninas são em sua maioria iniciantes, nunca tinham participado de nenhuma atividade visando o desenvolvimento técnico. Também estamos trabalhando com exercícios lúdicos, para reforçar a interação, o senso de equipe e o interesse pelos estudos”, conta Chagas Ferreira, presidente da Associação Menina Olímpica, responsável pelo projeto. “É notório o aumento da autoestima das alunas e até de suas mães. Temos depoimentos das mães falando da melhora das notas escolares das meninas e seu desenvolvimento em sala de aula.”

Futuros talentos do futebol

O trabalho realizado na Escolinha de Futebol Menina Olímpica também já revela alguns talentos do esporte, que podem seguir para o time de alto rendimento. O projeto programa para agosto uma competição de travinhas nos núcleos de Maracanaú e Caucaia. O objetivo é incluir o senso competitivo dentro de regras pré-estabelecidas, para motivar e preparar as meninas para disputas em competições, no futuro. “Podemos desenvolver atletas profissionais, mas o mais importante é formar seres humanos, por meio de valores e aprendizados que vão levar para sua vida em sociedade”, destaca Chagas Ferreira.

A AMO

A Associação Menina Olímpica busca a inserção das mulheres na sociedade por meio do esporte. Idealizada em 2006 pelo ex-jogador Chagas Ferreira, trabalha com atletas de 8 a 35 anos. Como time profissional, disputa todos os campeonatos da Federação Cearense de Futebol nas categorias adulta, Sub-20 e Sub-17. A entidade também desenvolveu parcerias com o Fortaleza, em 2018, e com a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará – EAMCE/Marinha do Brasil, de 2016 a 2018, para a formação de equipes femininas. A partir de 2021, com o patrocínio da MOB Telecom, o time principal passou a se chamar Menina Olímpica Brasil – MOB.

Com a Escolinha de Futebol Menina Olímpica, atende 144 alunas de escolas públicas de 5 a 17 anos, nos núcleos de Fortaleza e Maracanaú. O projeto tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, DSM, Sumitomo Chemical, Osasuna, Máquina Agrícola, Durametal, Hope, Kolosh e Delfa.

Leia mais: https://onboardsports.net/2022/07/28/futebol-e-ferramenta-de-educacao-para-meninas-do-litoral-cearense/

Previous post Escolinha de Triathlon em Maracanaú reforça educação durante as férias escolares
Next post Projeto “Famílias do Instituto em Ação Esporte” completa sete anos promovendo lazer e bem estar