Escolinha de Triathlon em Maracanaú reforça educação durante as férias escolares

Futebol é ferramenta de educação para meninas do litoral cearense

Projeto social também usa atividades lúdicas e locais diferentes de treinos para manter crianças estimuladas a se exercitar

Para os triatletas mirins de Maracanaú, as férias escolares de julho são uma oportunidade de reforçar aprendizados e adquirir novas habilidades. A programação montada pela Escolinha de Triathlon Formando Campeões inclui atividades como leitura e interpretação de texto, brincadeiras e jogos recreativos.

O objetivo é manter os alunos estimulados a fazer atividades físicas e estudar, mesmo fora da escola. Além disso, a Escolinha de Triathlon também aproveitou o momento para aumentar a interação de professores e crianças com toda a comunidade.

“Mudamos um pouco a dinâmica dos treinos, levando as crianças para correr e pedalar em locais diferentes, como o campo de futebol, as ruas da região. Assim damos a elas outros estímulos, e aproximamos mais o projeto da comunidade, que pode ver de perto as atividades”, explica o professor Rafael, do núcleo Maracanaú. “Também conversamos muito com eles sobre a importância de manter a determinação nos treinos de triathlon.”

 Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Leia mais: https://onboardsports.net/2022/07/28/escolinha-de-triathlon-em-maracanau-reforca-educacao-durante-as-ferias-escolares/

Previous post Brasileiros defendem título do Mundial de Snipe Júnior em Portugal
Next post Futebol é ferramenta de educação para meninas do litoral cearense