Escolinha de Triathlon faz gincana e arraial com nada, pedala e corre em Campinas

Futebol é ferramenta de educação para meninas do litoral cearense

Projeto social desenvolve aulas temáticas recheadas de brincadeiras e desafios para envolver os alunos durante as férias escolares

Com a missão de manter as crianças em movimento durante as férias escolares, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões desenvolveu aulas temáticas para o mês de julho. No final de cada treino, os triatletas mirins de Campinas são divididos em duas equipes e se enfrentam numa gincana que mistura as habilidades no esporte e brincadeiras típicas das festas caipiras. No final do mês, a equipe campeã de cada turma será premiada na festa julina do núcleo paulista.

A programação especial foi pensada para manter o interesse e o condicionamento físico das crianças, num período em que elas costumam sair da rotina. Além das brincadeiras, os treinos também reforçam a importância da educação, com exercícios criativos ligados às matérias abordadas em sala de aula.

“Nas últimas aulas, abordei o futuro encaminhamento profissional dos alunos, mostrando a eles a diferença entre as áreas Humans, Biológicas e Exatas. Fiz um link com o que eles aprendem na escola e montei o treino de acordo com o nível de dificuldade que cada um têm com alguma matéria”, explicou o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo Campinas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Coloquei três cones no alto do morro de grama, em distâncias diferentes, cada um representando as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Disse para os alunos escolherem as matérias de que mais gostavam e fazer um print de MTB até o cone referente a essas matérias.”

Os treinos festivos de julho ainda têm uma motivação extra para os alunos: a preparação para a etapa de Itatiba da Copa Interior, em 21 de agosto. O evento, com provas em várias cidades do interior paulista, reúne as modalidades de triathlon, duathlon e aquathlon, e é aberta também para crianças de 13 a 19 anos. Será a segunda experiência dos alunos de Campinas, que estrearam em competições na etapa de Paulínia do evento, em maio.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, DHL, Stoller e Matera.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Leia mais: https://onboardsports.net/2022/07/27/escolinha-de-triathlon-faz-gincana-e-arraial-com-nada-pedala-e-corre-em-campinas/

Previous post Dia de regatas tem Phytoervas 4Z entre os primeiros da classe ORC
Next post WD-40 foca nos mercados de pesca esportiva e náutico em seu retorno ao Trade Show em 2023