Escolinha de Triathlon ensina crianças de Itu sobre os benefícios e cuidados com os treinos no inverno

Projeto estimula os mais jovens a manter uma rotina de exercícios mesmo nos dias mais frios, investindo em orientação e exercícios para aquecer

A chegada do frio pode derrubar a frequência da criançada nas atividades físicas. Para driblar o desânimo e manter o condicionamento dos alunos, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões investe em exercícios aeróbicos e de fortalecimento. E ensina os triatletas mirins de Itu a se proteger da forma adequada, em temperaturas mais baixas.

Treinar no frio traz uma série de benefícios. Além de queimar mais calorias, libera hormônios como endorfina e serotonina, dando uma sensação de prazer que combate a preguiça e o mau humor comum nesse clima. Mas é preciso dedicar mais tempo ao aquecimento, já que o corpo demora mais para se aquecer. Também é uma boa época para fazer exercícios aeróbicos como corrida e ciclismo.

“Nós temos uma piscina aquecida, mas, com as temperaturas tão baixas, preferimos poupar as crianças da natação. Temos treinado bastante corrida e bike, em lugares mais ensolarados. Também estamos fazendo muitos exercícios funcionais para o fortalecimento dos membros inferiores e superiores”, conta o professor Thiago Mantovani.

Em Itu, as crianças também recebem orientações sobre as roupas mais adequadas para os treinos. A recomendação é usar peças confortáveis, leves e que proporcionem mobilidade e absorção do calor, como blusas de manga comprida finapor baixo do uniforme da Escolinha de Triathlon. As mãos e a cabeça também precisam ser protegidas, com luvas e gorros.

“Também sempre digo para as crianças comerem alguma coisa antes do treino e tomarem uma bebida quente para se manterem aquecidos, como um chocolate quente”, acrescenta o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Leia mais: https://onboardsports.net/2022/06/14/escolinha-de-triathlon-ensina-criancas-de-itu-sobre-os-beneficios-e-cuidados-com-os-treinos-no-inverno/

Previous post Com 30 carros no grid, Gold Classic realiza etapa extracampeonato em Goiânia
Next post Rally Jalapão 2022 terá início na próxima semana com trechos inéditos