Escolinha de Triathlon fomenta desenvolvimento da comunidade de Caucaia

Projeto esportivo é o único do gênero a atuar na região, transformando a vida de crianças e familiares com atividade física e inclusão social

O nadapedalacorre colocou toda a comunidade de Caucaia em movimento. Com a Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, crianças e adolescentes trocaram o sedentarismo por hábitos e comportamentos mais saudáveis. E, por meio delas, muitas famílias ganharam acesso à informação de qualidade e orientação, impulsionando o desenvolvimento social da região.

A Escolinha de Triathlon chegou ao Ceará em agosto de 2020, após cinco anos como referência na formação de cidadãos por meio do esporte no Paraná. Em Caucaia, o primeiro desafio foi apresentar o esporte a uma garotada sem outra atividade de lazer além do “Free Fire”, jogo de videogame que virou uma febre mundial entre os jovens. Em dois anos, os alunos perderam gordura corporal e desenvolveram o físico.

“Somos o único projeto esportivo atuante na região do litoral caucaiense. E a primeira mudança que chamou a atenção foi física. O aumento da estrutura óssea deles impressiona, porque em pouco mais de um ano eles cresceram bastante e já têm postura de atletas. Tenho muito orgulho de poder mostrar, por meio do esporte, a capacidade de cada um de evoluir”, destaca a treinadora Leidy Serafim.

Buscando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, a Escolinha de Triathlon também envolve os pais na rotina de treinos. Por meio do projeto, eles tiveram acesso a avaliações médicas e orientação de nutricionistas sobre a alimentação dos alunos e suas necessidades. A mudança de hábitos impactou positivamente também as famílias.

Desenvolvimento social

A maior transformação, em dois anos, foi de comportamento. A criançada ficou mais responsável, dedicada aos estudos e interessada em ajudar tanto os colegas de escola como os familiares, nas tarefas de casa. Os pais também se comprometeram com o projeto. Além da mudança de hábitos, se mantém presentes na rotina dos filhos e em contato direto com os professores.

“Os efeitos da Escolinha de Triathlon sã tão importantes que transformam não só a vida dos alunos mas também a de suas famílias. Foi isso o que Juraci Moreira, nosso padrinho, idealizou. Gerar inclusão social e desenvolver cidadãos de bem por meio do esporte. E isso não seria possível sem o envolvimento direto da Aeris Energy como uma empresa que gera milhões de empregos na região e apoia o projeto como patrocinador oficial”, lembra a professora Leidy Serafim. “Sou muito feliz em fazer parte de toda essa evolução.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Previous post 26 pilotos do Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP), participam do Brasileiro de Kart 2021
Next post Tour de France confirma data da segunda edição no Rio de Janeiro em 2022