Aluna da Escolinha de Triathlon em Joinville é vice-campeã brasileira infantil de aquathlon

Isabela Michaliszyn foi o destaque da competição disputada em Imbassaí, Bahia, neste sábado (20)

Aluna da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Joinville, Isabela Michaliszyn ficou com a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Aquathlon, neste sábado (20). A triatleta mirim foi a segunda melhor entre as meninas de 12 a 13 anos na prova disputada em Imbassaí, Bahia. As competições fazem parte do programa de treinos do projeto, com o objetivo de estimular habilidades importantes como resiliência, empatia, sociabilidade e trabalho em equipe.

O Campeonato Brasileiro de Aquathlon reuniu atletas de elite e amadores de todas as idades em Imbassaí, cidade próxima a Salvador, com distâncias variadas. Para as crianças de 12 a 13 anos, o percurso teve 1 km de corrida, 400 m de natação e mais 1 km de corrida.

“A Isabela sentiu um pouco a temperatura da água, que estava muito quente. Mas é uma aluna muito esforçada e empenhada, e no final deu tudo certo”, contou o professor Wesley Jonatas da Silva. “Ela está na turma mais avançada do nosso núcleo, sempre realiza os treinos mais específicos e avançados, é muito assídua e tem muita motivação da família, principalmente do pai, que pratica a modalidade há muito tempo.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Previous post Confira os principais números de 2021
Next post Grande final da Copa F-Racers de Kart será neste sábado em Paulínia