Alunos da Escolinha de Triathlon mostram aprendizado em competições locais

Em clima de estreia, garotada encarou Campeonato Cearense de Aquathlon e Corridinha Kids

Aprender a competir também faz parte do desenvolvimento infantil. E vários triatletas mirins de Aquiraz puderam sentir, pela primeira vez, a emoção de participar de uma prova oficial. Os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participaram do Campeonato Cearense de Aquathlon e da Corridinha Kids, neste sábado (11), e mostraram o resultado do trabalho realizado ao longo do ano.

As duas competições foram realizadas simultaneamente na Praia de Iracema, em Fortaleza. Todos os alunos com idade até 12 anos disputaram a Corridinha Kids, com distâncias de até 200m na areia. Já os mais velhos fizeram sua estreia no duathlon aquático, com 400m de natação e 1km de corrida. Foi a segunda participação da Escolinha em Aquiraz num evento oficial, desta vez com presença maciça da criançada. No final, todos ganharam medalhas.

“No ano passado, poucos alunos participaram do aquathlon. Este ano o número de crianças foi bem maior graças ao trabalho cotidiano realizado pela Escolinha de Triathlon. Não se falava em outro assunto que não fosse a competição, durante a semana, e todos ficaram muito felizes com a experiência”, contou o professor Bruno Vieiras. “O desempenho geral foi maravilhoso. Tivemos atletas como a Clara chegando em primeiro lugar na sua categoria, e o nosso mascote Café, José Kleberson Pereira Lopes, também com uma boa colocação.”

Vitória da superação

Um dos destaques da Escolinha de Triathlon no Campeonato Cearense de Aquathlon foi Oséas Custódio. O aluno chegou ao projeto no ano passado, sem saber nadar. Desenvolveu as técnicas de nado, melhorou a coordenação motora, passou a incluir a corrida na sua rotina diária, e fez sua estreia em competições neste sábado (11).

“Foi uma grande superação, pois as crianças aqui em Aquiraz não têm o hábito de ir para a piscina. E ele se desenvolveu bem, encarou sua primeira prova no mar”, destacou o professor Bruno Vieiras.

Comemorando muito a experiência, Oséas lembrou o início na Escolinha de Triathlon. “Eu tinha muito medo de nadar no mar, ir até o fundo, mas treinei dia a dia e superei. Essa competição mostra o quanto eu evoluí no esporte”, disse Oséas.

A experiência em competições faz parte do programa de treinos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, de maneira mais lúdica e educativa. O objetivo é promover maior sociabilização entre os alunos e ensiná-los a lidar com diversas situações próprias de uma prova. Além disso, ajuda a estimular a dedicação, a criatividade, a concentração e o trabalho em equipe.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica e Electrolux.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões