Com pole aos 14 anos, Pedro Clerot quebra recorde no automobilismo brasileiro

Jovem talento da Fórmula Delta é o mais jovem piloto a conquistar uma pole em uma competição oficial nos carros, incluindo categorias de turismo e monopostos

Pedro Clerot (Edmar Salgueiro Photography/RF1)

Revelação do esporte a motor nacional, Pedro Clerot quebrou um recorde histórico no último final de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Com apenas 14 anos, ele passa a ser o mais jovem piloto a conquistar uma pole position em competições oficiais de automobilismo no Brasil. Competindo na Fórmula Delta, Clerot ainda conseguiu um pódio e é destaque no campeonato mesmo sendo um estreante.

“Foi um final de semana especial e de grande aprendizado. Liderei todos os treinos com grande vantagem e depois cravei a pole position. Na hora eu nem imaginei que havia quebrado esse recorde, mas fiquei muito feliz de saber disso e me motiva muito para as próximas etapas e também para sequência da minha carreira”, diz Clerot, que foi campeão do Open Brasileiro de Kart em 2020.

Até o ano passado, os regulamentos do automobilismo brasileiro permitiam a presença de pilotos com no mínimo 15 anos completos. Em 2021, isso mudou com a segunda temporada da Fórmula Delta, uma categoria que é voltada para os jovens fazerem a transição do kart para a Fórmula 4, abrindo portas para competidores de 14 anos no grid.

“A pista do Velocitta é bastante técnica e logo na minha primeira corrida eu consegui conquistar um pódio. Fechei em terceiro lugar mesmo após sofrer com alguns problemas de freio. Na segunda corrida eu larguei em quarto, com a inversão dos seis primeiros colocados da corrida 1, e eu vinha muito bem. Assumi a liderança na quinta volta, mas infelizmente na sequência o carro apagou completamente e eu precisei abandonar”, diz Clerot, que é bicampeão brasiliense de kart e o atual vice-campeão brasileiro.

Clerot fez sua estreia na F-Delta em maio na pista de Interlagos e foi lá mesmo que ele começou a brilhar com dois pódios em suas primeiras corridas no automobilismo. Além da pole position inédita, Clerot acumula quatro pódios na temporada 2021.

A próxima etapa da Fórmula Delta está prevista para ser disputada entre os dias 27 e 29 de agosto em Interlagos.