Principais cuidados para quem realizou o sonho da primeira moto

Feliz porque comprou sua primeira moto? Veja agora mesmo o que fazer no dia a dia para cuidar dessa grande realização. São dicas simples e algumas responsabilidades que não podem passar batido, certo? Confira!

Principais cuidados

Principais cuidados para quem realizou o sonho da primeira moto - Manutenção da moto

Para causar uma boa impressão e para que sua primeira moto dure muito é preciso cuidar da limpeza com frequência. Você pode fazer dessa tarefa, por exemplo, um agradável momento só seu, nas manhãs de domingo.

A forma correta de limpá-la é essencial para sua preservação, mas não se preocupe, porque é coisa simples. Passe na superfície de sua moto uma esponja macia com um pouco de água e desengraxante. Faça isso apenas quando ela estiver fria. Além do mais, as entradas de ar e do escapamento precisam estar vedadas.

Aplicar uma camada de cera será sempre boa pedida. Antes, porém, certifique-se de que todas as partes da moto estejam secas. Outro detalhe importante: antes da primeira limpeza, confira as recomendações do fabricante. Cada modelo tem suas especificidades quanto a produtos e processos.

Dicas de direção defensiva

Principais cuidados para quem realizou o sonho da primeira moto - direção defensiva

Importantíssima para sua segurança, a direção defensiva garantirá que não corra perigo à toa enquanto estiver pilotando sua moto – principalmente se você pretende fazer isso no trânsito caótico da cidade. Portanto, atenção:

  • Preserve-se dos pontos cegos dos veículos ao redor a fim de evitar fechadas perigosas.
  • Fuja das correntes de ar geradas por outros veículos, porque elas podem desestabilizar o equilíbrio.
  • Mantenha certa distância dos demais veículos, imprevistos acontecem e é bom ter espaço para agir.
  • Nunca saia sem capacete.
  • Redobre a atenção em dias de chuva.
  • Respeite as leis de trânsito. Não ultrapasse, de forma alguma, faróis fechados.

Limpeza e manutenção da moto

Principais cuidados para quem realizou o sonho da primeira moto - manutenção preventiva

Falamos de limpeza e de manutenção, mas quais são os itens que devem ser cuidados? Anote aí a pequena lista!

  • Veja o estado das rodas,
  • Calibre os pneus quinzenalmente,
  • Cabos de freio pedem checagem constante a fim de que não haja desgaste, ressecamento ou desregulagem.
  • Cheque sempre a vida útil da bateria.
  • Atenção aos cabos das velas para que não haja oxidação.
  • Mantenha as correntes lubrificadas e reguladas.

E, claro, respeitar o prazo da troca de óleo é fundamental, já que ele é responsável por lubrificar as peças móveis do motor e garantir o seu bom funcionamento. No manual do proprietário constarão todas as informações de que precisa para comprar o óleo correto e saber o intervalo de troca.

Entre uma troca e outra, fique sempre atento ao nível de óleo do motor. O ideal é verificar semanalmente, já que o motor da moto trabalha em condições de rodagem e temperatura bastante altas. Ah, no dia da troca do óleo o filtro deve ser substituído também, ok? Afinal, não adianta trocar o óleo mas o filtro permanecer com partículas de sujeira.

Por fim, abasteça em postos de qualidade garantida. A má procedência do combustível afeta gravemente o desempenho do motor e, pior ainda, o danifica.

No mais, seja feliz com sua aquisição. Desejamos que viva grandes aventuras! E conte com o novo website da DPaschoal para encontrar produtos de qualidade para sua moto, com entrega e condições de pagamento facilitadas.

Lá você encontra alarmes, capacetes, uma ampla variedade de filtros e óleos, pneus, itens de freio e muito mais! Aproveite.

Leia mais: https://blog.dpaschoal.com.br/cuidados-a-primeira-moto/