Organizadores da Semana de Vela de Ilhabela preparam evento de nível internacional em julho

A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura local, estão alinhados com as autoridades de saúde para entregar um evento de alto nível de 24 a 31 de julho, no litoral norte paulista.

As regatas devem reunir mais de 100 barcos de classes como ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. Para retomada das provas, os organizadores adotara medidas restritivas e consultaram dirigentes de outras competições pelo mundo, não apenas de vela oceânica.

Todos as atividades relacionada à Semana Internacional de Vela de Ilhabela atenderão a todos os protocolos de segurança oficiais relacionados ao COVID-19. Uma das novidades para 2021 é a exigência de teste de PCR com 72 horas de antecedência para o credenciamento, que será feitos nos dias 24 e 25 de julho.

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) não estará aberto a convidados. As entradas das equipes que têm barcos ancorados no píer ou poita do YCI terão horários controlados.

”A  gente é daquele tipo que capota mas não breca, nós vamos ter uma Semana de Vela de Ilhabela um pouquinho diferente. Os protocolos nossos vão exigir a testagem de todos. Não se esqueçam que pra entrar em Ilhabela já é obrigatória a testagem de exame PCR com até 72 horas para todos participarem. Isso é pra todos, que é uma bela medida de segurança. De restante, teremos mais testagem”, explicou o organizador e diretor de vela do YCI, Mauro Dottori.

”A Prefeitura de Ilhabela, que é nossa grande parceira, provavelmente estará fazendo teste rápido de antígeno, que de rápido não tem muito. Demora uns 15 minutinhos. Mas é mais do que compreensível. Essas fases pedem isso para gente. De resto, as mesmas coisas de sempre. Usar máscara, álcool gel na entrada, mais totens de álcool gel ao longo do clube”.

A Prefeitura de Ilhabela segue como parceira histórica do evento, que é apontado pela comunidade como o principal da vela oceânica da América do Sul. A abertura do evento será com a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, acompanhada pela Toque-Toque e Renato Frankenthal.

As disputas na água prometem muita emoção levando em conta os eventos realizados nos últimos meses em todo País, principalmente em Ilhabela (SP) com o Circuito de Vela Oceânica. Antes do Semana Internacional com barcos de oceano, será realizada de 16 a 18 a Semana de Monotipos, que conta com barcos de classes olímpicas, pan-americanas e da vela jovem.

”Nós estamos esperando praticamente o mesmo número de barcos, em torno de 120 barcos. Isso dá quase mil tripulantes para essa 48ª Semana de Vela. O que estamos vendo em todas regatas, nas poucas que estão acontecendo, é uma fome de velejar. Nós vamos ter todas regatas, em todas as semanas de vela, começando, isso se o tempo permitir pela Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e na segunda-feira, a regata Vela do Amanhã”, reforçou Mauro Dottori, que é o comandante do Caballo Loco na classe C30.

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) segue com a política de impacto zero em suas ações visando a proteção do meio ambiente. O setor é liderado pelo ambientalista e diretor do YCI Julio Cardoso.  O evento será paperless, ou seja, sem papel, valendo para comunicados oficiais e resultados.

Inscrições

As inscrições para a 48ª edição da Semana Internacional de Ilhabela estão abertas para as regatas de 24 a 31 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela.

As inscrições  são feitas pelo site www.sivilhabela.com.br para os veleiros nas categorias ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. O evento também terá regatas virtuais como no ano passado e rígido protocolo de segurança em função da COVID-19.

O acesso ao Sistema de Inscrições está disponível desde 18 de junho até o dia 19 de julho. O valor do pagamento da taxa de inscrição do veleiro será definido no momento da inscrição.

O simples cadastramento não garante nenhuma faixa de valor e sua inscrição só será efetivada após a quitação da inscrição.

O valor da inscrição do veleiro será calculado pela quantidade de tripulantes informada na inscrição obedecendo o mínimo informado na tabela abaixo:

Até 25 pés – mínimo 4 tripulantes

Até 26 pés – mínimo de 5 tripulantes

De 29 até 32 pés – mínimo de 6 tripulantes

De 33 até 40 pés – mínimo de 8 tripulantes

De 41 até 46 pés – mínimo de 10 tripulantes

De 47 pés ou maior – mínimo de 13 tripulantes

A última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. O evento em sua versão virtual teve realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo.

Comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Previous post Tifanny Abreu é a nova ponteira do Osasco São Cristóvão Saúde
Next post Equipe Honda Racing disputa 23ª edição do Rally RN 1500