L’Étape Brasil: Dicas para conquistar montanhas no ciclismo

Quer melhorar seu desempenho nas subidas difíceis? Nossa equipe listou 5 dicas práticas que podem te ajudar. Vamos lá:

1.Cadência – Encontre uma marcha ideal antes da subida. Com a cadência ajustada, o giro não deve ficar nem muito leve nem muito pesado para que não haja desperdício de energia, nem desgaste muscular.

2.Respiração – O ideal é que a respiração seja abdominal e de forma ritmada com o seu ciclo de pedalada. Algumas pessoas acabam segurando a respiração em trechos que exigem esforço, e isso pode ocasionar tonturas e até desmaios.

3.Ritmo – Tentar manter um único ritmo do começo ao fim da subida parece difícil, mas vai ajudar a manter uma frequência cardíaca estável e a respiração melhor controlada.

4.Postura – É possível ter algum ganho de velocidade pedalando em pé na bike, mas isso vai te cansar mais rápido e causar desequilíbrio, caso não tenha muita experiência. Recomendamos que pedale sentado, jogando o peso do tronco para a roda dianteira, e segurando firme a parte alta do guidão. Braços e abdômen controlam o guidão, puxando-o em sua direção, como se estivesse “remando”, ao mesmo tempo em que se aplica força adiante nos pedais.

5.Respeite o seu limite – Treinamento é imprescindível para conquistar duras serras e montanhas, mas respeite o seu condicionamento físico, treine gradativamente e melhore seu desempenho a cada subida.

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