4 tecnologias de carros atuais que nasceram nas pistas

Apesar de toda tecnologia empregada em equipamentos eletrônicos nos últimos anos, automóveis contam com maiores atualizações de todos os tempos

Quando você pensa em atualização tecnológica, o que vem à mente? Smartphones, notebooks de última geração e inteligência artificial? Embora todas essas propostas revelem os avanços da tecnologia em todo o mundo, são os automóveis que contam com os grandes upgrades de todos os tempos.

Confira quais são as principais tecnologias que foram criadas, exclusivamente, para atender carros de corrida e, hoje, estão presentes na grande maioria dos automóveis convencionais.

1. Freios a disco

Os freios a disco são conhecidos por contar com duas pastilhas que prendem um disco que acompanha a rotação da roda do veículo. A estreia do mecanismo foi feita em carros de competição. Mas, agora, de forma mais ampla, os freios a disco são considerados mais eficientes do que os antigos freios a tambor, proporcionando maior ventilação do sistema e frenagens menos abruptas, tornando-se um padrão mundial de freios veiculares.

2. Câmbio semiautomático

Além do câmbio manual convencional e do câmbio automático em alguns carros, há também o câmbio semiautomático, que dispensa o uso da embreagem no carro, porém o motorista deve executar as trocas de marcha manualmente. Este mecanismo tem origem nos carros de corrida de Fórmula-1 e foi lentamente propagado e adaptado para os demais carros. Embora ainda seja pouco comum em terras brasileiras, o câmbio semiautomático já é muito popular em outros países.

3. Botão de ignição

Nas pistas, cada segundo é muito importante e impacta diretamente no resultado da competição. Por isso, os competidores ligam os automóveis com um botão de ignição, e não ao girar a chave. Isso torna o processo muito mais rápido. Hoje, apesar de cada montadora adaptar o botão de ignição de maneira diferente, o recurso já pode ser encontrado em diversos veículos. 

4. Suspensão ativa

De maneira simplificada, as suspensões do carro estão diretamente ligadas às tecnologias criadas inicialmente para as pistas de corrida. A suspensão ativa, por exemplo, trata-se de um sistema computadorizado que permite a correção de irregularidades da pista de maneira supereficiente, procurando manter as quatro rodas do carro sempre no chão. Muitos carros já podem ser adquiridos com esse diferencial, sendo muito importante para a segurança da direção em diferentes terrenos, estradas e pistas.