Stock Car: conheça 4 curiosidades do esporte

Esporte preferido dos apaixonados por carros, a Stock Car é uma modalidade do automobilismo com muitas peculiaridades

O automobilismo ficou popular no Brasil graças à Fórmula-1, que tinha um dos grandes heróis brasileiros, Ayrton Senna. No entanto, os esportes com veículos possuem várias modalidades, como a Stock Car.

Atualmente, a Stock Car possui um dos maiores nichos culturais do país, e todas as curiosidades sobre o esporte costumam chamar bastante atenção.

Veja quatro curiosidades que selecionamos para os apaixonados por Stock Car ou para quem quer conhecer melhor esta modalidade do automobilismo.

Preparo físico

Muitas pessoas pensam que os pilotos de Stock Car não precisam manter treinos tão intensos quanto outros esportistas. Porém há ainda uma grande exigência de certos músculos e, principalmente, controle emocional, que é adquirido principalmente com treinos.

Ter uma alimentação balanceada com os nutrientes necessários para esta atividade é algo essencial. Os pilotos da modalidade costumam até mesmo utilizar suplementos alimentares, como whey protein, para se manter em forma e aguentar os treinos.

Início no Brasil

A modalidade é oficialmente praticada no Brasil desde 1979, e a primeira corrida oficial aconteceu no Rio Grande do Sul, no autódromo de Tarumã. Na ocasião, a disputa aconteceu entre dez carros Opala, tendo como vencedor o piloto Afonso Giaffone.

Ou seja, a Stock Car possui uma tradição com mais de quatro décadas no país. Por isso é um esporte tão reconhecido pelo público.

Corrida do Milhão

A Corrida do Milhão foi criada em 2008, dando origem a uma das mais conhecidas competições do gênero no país. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma corrida única em que o vencedor ganha o prêmio de R$ 1 milhão – uma quantia bastante significativa para apenas um circuito.

O maior vencedor da Corrida do Milhão é o piloto Thiago Camilo, que competiu pela Ipiranga Racing. Ele foi o vencedor da categoria em três anos diferentes. Ou seja, já conseguiu R$ 3 milhões em prêmios.

Todos os carros são iguais

Diferentemente do que acontece em outros esportes de automobilismo, na Stock Car, os carros são fabricados pela mesma empresa e não há diferenças significativas entre os modelos. Ou seja, a única mudança é o desempenho do piloto. Por isso é tão importante estar bem preparado para as competições.

Com os carros idênticos, os pilotos devem treinar bastante para conseguir superar os adversários nas mais diversas situações.

checkered race flag in hand.