TN: Rafael Lopes conquista vitória em Tarumã

Além da vitória, piloto do carro #54 conquistou mais dois pódios

No último final de semana foi disputada a terceira etapa da temporada de 2020 do Turismo Nacional, em Tarumã,  com seis corridas em dois dias. Rafael Lopes  (Motul Lubrificantes, Rei do Óleo – Marginal Tietê, Truckvan e Portal High Speed Brazil) partiu para a batalha de olho em bons resultados para seguir na disputa do título da categoria.

Na primeira disputa do final de semana, Lopes mostrou desde o começo que tinha um carro forte e após boas disputas terminou a corrida na quarta colocação após uma bela disputa com Rafael Barranco. Nas voltas finais, o New Onix #54 chegou a batalhar com  Choka Sirtuli pela terceira posição. O piloto paulista marcou a terceira volta mais rápida da disputa.

A segunda corrida de sábado, 28, Lopes partiu do quarto lugar, mas acabou caindo para o sétimo posto ficando, lado a lado com diversos adversários. Após recuperar a sexta posição o piloto do carro #54 voltou a fazer voltas rápidas e foi em busca dos líderes da disputa. Faltando menos de 12 minutos para o término da corrida Lopes deixou para trás o VW Gol do Lucas Inoue #89, assumindo assim a quinta colocação na disputa e nesse momento já tinha o GM Onix #461 na sua alça de mira.

Com 10 minutos para o término, Rafa Lopes colocou a faca  nos dentes e conseguiu uma bela ultrapassagens sobre o carro da dupla Cardoso/Tambasco #461 e assumiu  a quarta posição na disputa em Tarumã. Com sete minutos e vinte segundos para o término da corrida Lopes assumiu a terceira posição deixou o GM #8 da dupla Sirtuli/Fuentes pra trás, uma bela manobra do carro #54.

Duas voltas mais tarde, Rafa Lopes e Luiz Carlos Ribeiro #44 fizeram uma bela batalha pela segunda colocação, onde o New Onix da equipe GT1-MP Competições levou vantagem e partiu em busca da primeira posição da corrida. Com menos de três minutos, Lopes foi para cima de Wanderson Freitas #77 na curva do Laço, com determinação assumiu a primeira posição, mesmo sofrendo um leve toque na traseira aplicado por Ribeiro que vinha no mesmo traçado que o piloto paulista.

Nas voltas finais, Lopes segurou toda a pressão de Ribeiro e venceu por 0.177 milésimos de vantagem para o segundo colocado, Wanderson Freitas ficou com o terceiro posto na corrida. Além da vitória, Lopes marcou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1.19.672.

Para a terceira e última corrida do sábado, Lopes partiu do 10° lugar, com grande competência e volta a volta foi deixando os adversários para trás. Com nove minutos para o término da disputa, a bandeira amarela foi acionada em virtude de um acidente do carro #74 do Francisco Jr.

Faltando menos de um minuto e meio, Lopes conseguiu uma bela ultrapassagem sobre o Peter Ferter #56, assumindo a quarta colocação na disputa. Na abertura da última volta, já com o cronômetro zerado, Rafa Lopes assumiu a terceira posição deixando para trás Gustavo Magnabosco #63. No final o carro da dupla Pinotti/Cirino ficou com o primeiro lugar, Rafa Lopes ficou com o terceiro lugar.

Já no domingo, 29, Lopes partiu na sexta colocação na primeira corrida do dia. Com um grande desempenho, o piloto paulista mais uma vez foi maravilhoso. Conseguiu deixar adversários para trás, contou com o toque de dois ponteiros e avançar na disputa.

Voltas mais à frente Lopes mostrou grande perícia na tocada no traçado do Tarumã após ter o seu para-brisa todo sujo, a ponto de Lopes ter que usar o limpador par melhorar, um pouco, sua condição de visibilidade. Com menos de oito minutos para o término da corrida, Lopes realizou uma bela ultrapassagem sobre Magnabosco para assumir a quarta posição na disputa.

Com menos de seis minutos, o motor do carro de Sirtuli que vinha bem na frente de Lopes apresentou problemas e com isso o piloto do #54 subiu para a terceira colocação, garantindo assim mais um pódio no final de semana. A vitória ficou com dupla Cardoso/Tambasco.

As duas últimas corridas do final de semana não foram boas para Lopes. Na quinta corrida, o piloto paulista chegou a figurar na segunda posição, mas acabou abandonando a corrida com problemas no carro a cinco voltas do final. Na sexta corrida, após largar na 15° colocação em virtude da quebra na corrida anterior, Lopes superou alguns percalços e cruzou a linha de chegada no 14° lugar.

“Nosso final de semana não foi totalmente como esperamos. Conquistamos uma vitória e pódios, mas sabemos que poderíamos ter ido mais além. Agora vamos trabalhar, nos dedicar e focar na decisão do campeonato, pois sabemos que a categoria é muito equilibrada e não podemos cometer erros na decisão em Londrina”, afirmou Rafael Lopes.

Classificação da categoria Super após três etapa:

1º Juninho Berlanda – 304 pontos
2º Cardoso/Tambasco – 288 pontos
3º Rafael Lopes – 284 pontos
4º Gustavo Magnabosco – 255 pontos
5º Wanderson Freitas – 207 pontos

A próxima etapa do Turismo Nacional acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2021, em Londrina.

Rafael Lopes que conta com o apoio da Motul Lubrificantes, Rei do Óleo – Marginal Tietê, Truckvan e do Portal High Speed Brazil

Foto: Reprodução – Facebook Turismo Nacional – oficial (https://www.facebook.com/turismonacionalbr)

Por: Matheus Furlan – High Speed Brazil

Créditos: High Speed Brazil – https://www.highspeedbrazil.com.br/tn-rafael-lopes-conquista-vitoria-em-taruma/