Sertões: Dupla maranhense Fábio Cadasso/Artur de Carvalho está pronta para o Prólogo

Agora falta pouco para Fábio Cadasso, de São Luís (MA), iniciar sua nona participação, como o único piloto da história do Sertões a competir em todas as modalidades. Nesta 28ª edição vai estrear nos UTVs, ao lado de Artur de Carvalho. Cadasso já pilotou quadriciclo, moto, carros e caminhão. A dupla maranhense começa a acelerar nesta sexta-feira, 30, no Prólogo que definirá a ordem de largada para o rali. A disputa será em uma pista de 4.730 metros no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a partir das 10h30.

“A equipe está montada, já passamos pela vistoria técnica, adesivamos o UTV e está tudo ficando pronto. A expectativa é grande para o início do Sertões, ainda bem que teremos o Prólogo para começar a acelerar”, explica Cadasso, 54 anos, que compete com equipe própria, a Cadasso Racing.

A bordo de um UTV Can-Am Maverick X3 de numeral #253, a dupla competirá pela categoria Over 45. Aos 30 anos, Carvalho segue para a segunda participação no Sertões e nos UTVs. O navegador estreou no ano passado no Sertões e está muito animado para encarar o roteiro que terminará no dia 7/11, em Barreirinhas, no litoral maranhense, local onde costuma fazer trilhas com os amigos pelo menos duas vezes ao mês.

Devido à pandemia, este ano o Sertões será realizado de Bolha em Bolha, diferentemente dos anos anteriores quando acontecia de cidade em cidade. Todos os parques de apoio da prova serão montados fora do perímetro urbano para evitar que a caravana de mais de 1.500 pessoas, entre competidores e staff, tenha contato com a população local. “Aqui, também, a segurança contra o Covid é grande, passamos por cabines, fizemos o teste, pegamos spray para entrar, antes do credenciamento”, afirma Cadasso.

Ação Social com livros – Já virou tradição a ação social da Cadasso Racing de entregar livros à crianças, adolescentes e adultos que não têm acesso à leitura, pelo interior e sertão do Brasil. O projeto teve início na edição 2017, quando a equipe distribuiu 1.000 livros e foi evoluindo. Com a pandemia, neste ano, não será possível entregar os livros de mão em mão, então a solução foi se adaptar à atual situação. “Vamos entregar 300 livros para a equipe de ação social do Sertões para que possam enviar para crianças e escolas de pequenos vilarejos por onde o rali passará. Mesmo a quantidade sendo bem menor, não deixaríamos de realizar essa ação, pois acreditamos que a leitura tem o poder de transformar vidas”, finaliza Cadasso.

Trajetória – Fábio Cadasso estreou no grid do Sertões em 2012, na categoria Caminhões Leves, pela Ford Racing Trucks/Território Motorsport, quando ficou em 3º lugar na categoria. Em 2013, pilotou um Troller da equipe Troller Racing/Território Motorsport e terminou em 3º na Production T2. No mesmo ano, conquistou os títulos Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country 2013, na categoria Caminhões Leves. Dois anos depois retornou ao grid e passou a competir com equipe própria, com uma Pajero TR4, e por três anos subiu ao pódio: 5º lugar em 2015, 2016 vice-campeão e 2017 em 5º lugar, sempre na Production T2. Guerreiro, encarou a edição de 2018 de moto (CRF 250cc) e foi o único ano que não conseguiu completar pois se acidentou. Em 2019 disputou nos quadris (700cc) e fechou em 5º na categoria e 2020 estreia nos UTVs.

A equipe Cadasso Racing tem patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e do Grupo Mateus, e apoio da Pipa Publicidade e Off-Road SLZ. Mais informações sobre a dupla e também para acompanhar a cobertura durante o Sertões acesse as redes sociais: Facebook/ @pilotofabiocadasso, Instagram/@equipecadassoracing e Twitter/@equipecadassoracing

Programação 28º Sertões (30/10 a 7/11)

PRÓLOGO – 30/10, Sexta-feira – Velocittà (Mogi Guaçu/SP)

1ª. Etapa – BOLHA 1 – 31/10, Sábado
Total: 585 km, sendo 205 km de trechos cronometrados

1/11, domingo – Dia de Deslocamento e Manutenção

2a etapa – BOLHA 2 – 2/11, segunda-feira – ETAPA MARATONA RENÊ MELLO
Total: 519 km, sendo 353 km de trechos cronometrados

3a etapa – BOLHA 3 – 3/11, terça-feira – ETAPA MARATONA PAULO GONÇALVES
Total: 369 km, sendo 200 km de trechos cronometrados

4a etapa – BOLHA 4 – 4/11, quarta-feira
Total: 641 km, sendo 329 km de trechos cronometrados

5a etapa – BOLHA 5 – 5/11, quinta-feira
Total: 612 km, sendo 337 km de trechos cronometrados

6a etapa – BOLHA 6 – 6/11, sexta-feira
Total: 791 km, sendo 300 km de trechos cronometrados

7a etapa – BOLHA 6 – 7/11, sábado (chegada em Barreirinhas/MA)
Total: 532 km, sendo 300 km de trechos cronometrados

Assessoria de Imprensa – Equipe Cadasso Racing
Deborah Ferreira – deborahritaferreira@gmail.com