Disputa nos UTVs é imprevisivel

Com domínio da Can-Am, Sertões promete prova emocionante e imprevisível nos UTVs

 

Classe de veículos que mais cresce no grid conta com vários candidatos fortes à vitória. Velocidade, navegação e resistência do equipamento serão fundamentais para levar a melhor numa das mais acirradas disputas da história.

 

Os UTVs foram os últimos a se juntar à caravana do Sertões em 2012, mas não precisaram de muito para se tornar uma atração. Máquinas que nasceram utilitárias e para recreação off-road, os UTVs são a classe de veículos fora de estrada que mais cresce no grid do maior rally das Américas. A edição 2020 garante um número de inscritos de respeito: 56 máquinas, das quais é possível imaginar pelo menos uma dezena de duplas em condições de brigar pela vitória geral. Além de eficácia na navegação e pé direito pesado, será fundamental contar com um equipamento resistente e bem preparado.

Entre as marcas, domínio total da Can-Am e seu Maverick X3. A dupla a ser batida é formada pelos catarinenses Denísio do Nascimento e Idali Bosse (Bompack Racing), que aposta na continuidade para voltar a comemorar ao fim de sete etapas e quase 5 milmil quilômetros de percurso. Depois de alguns contratempos na preparação no cenário da pandemia, o piloto diz ter em mãos o melhor UTV que já comandou e garante que o time está pronto para enfrentar desafios como a chuva e as temperaturas mais altas.

Não há como falar no Sertões e nos UTVs sem citar a ‘Família da Poeira’. Tricampeão mundial FIA da categoria e também vencedor do Dakar, Reinaldo Varela repete a tradicional dupla com Gustavo Gugelmin, em busca de uma vitória inédita na geral. Seu filho Bruno conseguiu a façanha em 2018 – os irmãos Gabriel e Rodrigo também lutam para escrever seu nome na galeria dos campeões do rally. Todos estarão à bordo dos Can-Am Maverick X3 XRS da Varela Racing.

Destaque também para a equipe Território Motorsport de Edu Piano, que vai para sua 25ª participação no Sertões. Ele e Rodrigo Luppi se destacaram no começo do ano numa prova na Argentina, em que enfrentaram rivais de toda a América do Sul. Lélio Júnior é o outro piloto do time sediado em Tatuí (SP). Deninho Casarini; Gabriel Cestari, Richard Fliter e Cristiano Batista são outros nomes que vêm de bons resultados. O uruguaio Javier Fernandez Diego, com passagens pelo rally de velocidade e pelas motos, dá o toque internacional na modalidade. E Zeca Sawaya, com seus 67 anos, é o mais velho competidor de todo o rally – assim como seu navegador, Norton Lopes, vem de extensa trajetória no off-road, começando pelas duas rodas (enduro).

Duas duplas – curiosamente de pai e filho – defendem as cores da Polaris – Leandro Torres, que foi campeão da categoria no Dakar, e o estreante Thiago, de apenas 18 anos, o mais jovem piloto da edição. No Can-Am #270 da Varela Racing, Nelsinho Piquet e Álvaro Garnero se alternarão na condução, com Marcos Pastein como navegador. Uma experiência totalmente diferente para o ex-piloto de F-1, atualmente na Stock Car. E o goiano Alok, um dos mais populares DJs do planeta, também terá a chance de experimentar a categoria, no comando do #271.

As mulheres terão cinco representantes na modalidades: a experiente dupla Helena Deyama/Josi Koerich (Equipe MUSA/Divino Can-Am); Corina Newmann/Nicole Newmann (Noistudium Rally Team), mãe e filha que também vão realizar o sonho de correr juntas, além da navegadora estreante Ana Paula Franciosi/BA – (DanGo Racing).

 

O que eles disseram

 

Denísio do Nascimento

“O modelo 2020 superou todas as expectativas, nunca andei com um UTV tão bom em toda a minha vida. A Can-Am mais uma vez montou um carro surpreendente e tenho certeza de que vamos trazer mais um bom resultado para a equipe e para a marca, de preferência o bicampeonato. Será um ano totalmente diferente, com possibilidade de chuva e temperaturas mais altas, mas tentamos nos preparar para não sermos surpreendidos. O Sertões 2020 vai ficar para a história”

 

Reinaldo Varela

“Essa edição promete ser difícil do começo ao fim, mas se você olhar todos os anos temos essa promessa – e o pior é que eles cumprem! Então nós sempre vamos preparados para o pior, por que assim você não é surpreendido. O fato de o rally ser disputado em bolhas vai ser interessante. Mas se você pensar provas longas como o Sertões e o Dakar já te isolam um pouco do resto do mundo. Porque ou você está mergulhado na competição, ou não vai render 100%. Pra fazer uma boa prova, tem que ser assim”.

 

Bruno Varela

“Basta dizer que a gente espera o ano todo por essa prova. Quando chega, a gente quer que  termine logo! É uma prova legal demais, mas também difícil demais. O nível técnico vai ser sempre alto, seja olhando quem está competindo contra você, seja olhando para o roteiro e os desafios daquele ano. Sobre as bolhas, vamos tirar algumas lições da edição deste ano. Vamos aprender a dar mais valor ao que conquistamos, tendo uma prova grandiosa como essa no Brasil. Eu sempre me orgulho de disputar o Sertões. E nesse ano, com todas as dificuldades que enfrentamos, não vai ser diferente”.

 

Leandro Torres

“A expectativa é muito grande, num ano complicado como esse vou realizar um sonho dos meus sonhos que é correr com meu filho no Sertões pela primeira vez (o outro sonho será correr com meus 2 filhos no Sertões) e sermos os únicos representantes Polaris, uma marca que sempre esteve ao nosso lado fazendo de tudo para conquistarmos nossos objetivos pessoais e profissionais. Isso representa muita coisa em nossa filosofia de vida. É esse legado que quero deixar ao esporte como um todo. Que venham vários outros desafios na nossa vida.”

 

O SERTÕES

Um ano diferente pede um Sertões diferente. O maior rally das Américas se transforma no “Rally da Solidariedade”. A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: a instalação de unidades de teleatendimento médico gratuito de qualidade, projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: Ação coordenada com o SEBRAE em apoio à campanha ‘COMPRE DO PEQUENO’. Aquisição de cestas básicas de pequenos produtores locais que serão distribuídas nas regiões aos que estão sem trabalho e renda, além de todo abastecimento das Bolhas Sertões. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial com 10 medidas. A caravana ficará isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

O ROTEIRO SERTÕES 2020

O Sertões 2020 sai da Fazenda Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) dia 30/10 e chega em Barreirinhas (MA) dia 07/11. Vai cruzar cinco Estados e o Distrito Federal – SP, MG, DF, GO, TO e MA. Este ano, excepcionalmente, não haverá chegada às cidades anfitriãs. Toda a caravana se fechará em bolhas – locais isolados, afastados de adensamento.  Esses locais serão mantidos sob sigilo, a fim de evitar aglomeração. Os locais exatos das bolhas só serão revelados aos competidores na véspera. Todos seguirão por uma rota pré-estabelecida e monitorada.

 

DESCRIÇÃO DAS ESPECIAIS

30/10 Sexta feira – Prologo

Terá 4.730 metros. Sinuoso com algumas retas. Piso liso (misto de cascalho e pedrisco), exigirá muita perícia e concentração. O percurso não permite erros, pois não terá áreas de escape.

1ª Etapa – Bolha Velocitta – Sábado, 31/10 (Mogi Guaçu/SP)

DI – 260 km | TE – 205 km | DF – 120 km | Total – 585 km

 

Domingo, 01/11 (SP->DF)

Deslocamento para Brasília (DF)

 

2ª Etapa – Segunda-feira, 02/11 (DF->GO)

1ª perna Maratona Renê Melo

DI – 159 km | TE – 353 km | DF – 0 km |Total – 512 km

 

3ª Etapa – Terça-feira, 03/11 (GO ->GO)

2ª Perna Maratona Paulo Gonçalves

DI – 0 km | TE – 200 km | DF – 169 km | Total – 369 km

 

4ª Etapa – Quarta-feira, 04/11 (GO->TO)

DI 26 km | TE 329 km | DF 295 km | Total 650 km

 

5ª Etapa – Quinta-feira, 05/11 (TO->MA)

DI – 99 km | TE – 227 km | DF – 284 km | Total – 610 km

 

6ª Etapa – Sexta-feira, 06/11 (MA->MA)

DI 128 km | TE 300 km | DF 313 km | Total 741 km

 

7ª Etapa – Sábado, 07/11 (Barreirinhas/MA)

DI 258 km | TE 223 km | DF 34 km | Total 515 km

 

 

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Créditos: Rally dos Sertões – Leia mais: https://sertoes.com/2020/10/28/disputa-nos-utvs-e-imprevisivel/