Referências no off-road, BFGoodrich e equipe X Rally Team juntam forças

Equipe tricampeã do Sertões e tradicional fabricante de pneus com maior número de vitórias nos rally raids do mundo somam expertises em acordo de patrocínio. Time disputa neste final de semana o difícil Rally Jalapão com três carros e um UTV

Nada mais natural para uma equipe que é tida como referência por sua organização e profissionalismo, além da experiência de 20 anos em competições de fora de estrada, com três títulos consecutivos do Rally dos Sertões – e um quarto como construtora -, juntar forças com um dos grandes ícones do off-road. A equipe X Rally Team fechou acordo de patrocínio com a BFGoodrich, fabricante de pneus líder no segmento todo terreno e marca com a qual o time venceu o Sertões de 2018.

“É uma honra e uma enorme responsabilidade, e estar junto de uma marca como a BFGoodrich, de tamanha representatividade nas competições off-road, é para nós da X Rally Team mais um estímulo para continuarmos nosso trabalho com foco, paixão e profissionalismo”, afirmou Beco Andreotti, chefe da equipe.

Veja também:

A BFGoodrich é uma marca pioneira. O primeiro carro a atravessar os Estados Unidos de ponta a ponta, em 1903, usava pneus BFGoodrich. A experiência da empresa ultrapassa o fora de estrada, tendo sido a primeira a vencer as 500 Milhas de Indianápolis por dois anos seguidos (1914-1915); os pneus da marca equiparam o ônibus espacial Columbia, da NASA.

No off-road, mais tradição e vitórias com seis títulos seguidos no Dakar entre 2002 e 2007 – venceu novamente em 2017 -, e conquistou cinco vezes seguidas o Campeonato Mundial de Rallycross, além do Sertões de 2018 conquistado com a X Rally Team. É a pioneira na introdução de pneus para uso todo terreno e fora de estrada. Hoje a BFGoodrich tem mais de 200 vitórias em ralis e rally-raids, entre os quais os célebres Baja 1000, Dakar, Australasian Safari e Taça do Mundo Rally-Raids.

Segundo Adriana Shoshan, diretora de Marketing da marca, “a fantástica experiência dos pneus de competição da BFGoodrich permite que os produtos de uso do dia a dia recebam as tecnologias desenvolvidas para as pistas de competições”.

Estreia no Jalapão – A equipe leva um esquadrão para o Rally Jalapão, etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que acontece a partir de hoje (quinta-feira, 27) a sábado (29) com saída e chegada no município de Riachão das Neves, na Bahia. Seguindo todos os rígidos protocolos de segurança sanitária e distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, a sexta edição da prova terá um total de 718 quilômetros cronometrados divididos nos três dias de competição, em que a rodagem total dos veículos ultrapassará os 1.200 quilômetros.

A equipe X Rally Team alinha três X Rally Rangers produzidas pelo time em São Paulo e um UTV da categoria FIA. Nos carros, os tricampeões do Sertões Cristian Baumgart e Beco Andreotti voltam a dividir o cockpit; Fernando Rosset corre com o experiente navegador Marcelo Haseyama, enquanto Henrique Gutierrez e Fabio Zeller estreiam pela equipe. Nos UTVs, os bicampeões brasileiros Marcos Baumgart e Kleber Cincea retornam ao veículo no qual completaram o Dakar de 2019 na sexta posição.

BFGoodrich e sua história em competições
Desde o começo, a BFGoodrich se destaca no universo de competições automobilísticas, sendo o primeiro fabricante de pneus a ganhar, em 1915, a lendária competição de 500 milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, por dois anos consecutivos. Sua reputação nas áreas de off-road ganhou ainda mais força ao vencer o Baja 1000, em 1972. Sucesso este que foi rapidamente confirmado por outras vitórias: SCORE Baja 500, em 1983 e 1988, e a primeira Taça do Mundo dos Rally Raid, em 1999.

A marca obteve 21 vitórias consecutivas no Baja 1000, entre 1986 e 2007, tornando-se uma referência na competição americana off-road. O ano de 2006 também é histórico para a BFGoodrich. Foi quando entrou no Campeonato Mundial de Rally (WRC), ganhando o título por cinco vezes consecutivas.

Neste novo século, a BFGoodrich consolidou sua posição de líder no Rally Raid, ao monopolizar as vitórias e os títulos na FIA Cross Country Rally World Cup e no Dakar. Entre as conquistas dos últimos anos, também estão o Australasian Safari, em 2011 e 2012.

Vencendo desafios com a X Rally Team
Décadas de experiência na participação e desenvolvimento de produtos para os mais importantes ralis do mundo chegaram ao cume no pneu BFGoodrich KDR2. Projetado especificamente para os veículos RWD do tipo Dakar com foco na dirigibilidade e aderência, esse pneu de competição off-road se mostra imbatível em todo tipo de terreno.

Já o BFGoodrich KM3 NHS faz parte da nova geração dos já consagrados BFGoodrich KM3, utilizados em todo o mundo nas mais radicais trilhas e caminhos. Essa nova versão NHS (Not for Highway Service), para uso exclusivo em competições, veio atender uma necessidade dos veículos tipo ATV/UTV/SSV, cada vez mais potentes e tecnológicos e com maiores desempenhos, capaz de resistir a elevadas velocidades em trechos, cada vez mais, complicados.

Saiba mais em: www.xrallyteam.com.br
https://www.pneusbfgoodrich.com.br/
Instagram oficial: www.instagram.com/xrallyteam

P1 Media Relations
(@p1mediapr)
CLEBER BERNUCI
Foto: Duda Bairros/FOTOP