Sertões acontece de 7 a 15 de novembro. Chegada será na Vila Preá.

A edição 2020 do Sertões vai acontecer em Novembro, com largada dia 7/11 em São Paulo e chegada dia 15/11 na Vila Preá, perto da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará. Pela primeira vez em 27 anos de história o maior rally das Américas será adiado. A prova estava prevista para acontecer entre os dias 14 e 23 de Agosto.  Os motivos são conhecidíssimos. A Pandemia do Coronavírus exige os sacrifícios individuais pela saúde de todos. O Sertões sempre foi exemplo de segurança e não será diferente agora.

Todos os eventos do planeta sejam eles esportivos ou não foram afetados pela Covid19: dos Jogos Olímpicos de Tóquio, aos campeonatos de Futebol, Tênis, Formula 1… e agora o Sertões.

A decisão de adiar o Sertões foi tomada em respeito à população de todas regiões onde a prova vai passar, aos nossos competidores e também as orientações das autoridades executivas e de saúde.

Mesmo que a fase aguda do isolamento social fosse superada antes de agosto, data original do evento, os competidores não teriam tempo para retomar a sua rotina, recompor suas atividades profissionais e se preparar para a prova. Com a nova data, teremos seis meses extras para superar a pandemia  e ficar prontos para percorrer o Brasil com uma mensagem de saúde, coragem e superação de desafios.

Apesar do adiamento da prova, a edição 2020 do Sertões está repleta de novidades. Com três patrocinadores novos: Sabesb, Pro Tork e Can Am, além de manter os antigos parceiros Mitsubishi, Honda e Divino Fogão. Em maio, será anunciado mais uma grande marca como patrocinadora, em um evento virtual.  Até o momento, o Sertões 2020 já conta com mais de 150 competidores inscritos e a chance de bater o recorde de inscrições até novembro.

Sempre focado nas 3 dimensões, esporte, turismo e social, a edição de 2020 vem com novidades em todas as áreas. O projeto social SAS – Saúde e Alegria no Sertões – ampliou ainda mais o seu escopo atuando de maneira efetiva na pandemia como já tinha feito nos desastres de Mariana e Brumadinho. Com técnicas de telemedicina, o SAS Brasil busca recursos para atender até 40.000 pessoas na região de Paraisópolis, São Paulo. Cerca de 19.000 pessoas do Jardim Colombo já estão recebendo atendimento do SAS.

A dimensão turística cresceu. As Expedições Sertões têm agora um cardápio de experiências com várias opções de viagens com roteiros diferentes oferecidos pela Dunas, empresa que organiza o Sertões, e por mais oito empresas homologadas. O turista Sertões vai poder escolher um cardápio farto.  Pode acompanhar a prova viajando pelos mesmos caminhos que os pilotos irão percorrer, hospedando-se com eles ao redor da Vila Sertões; pode acampar no sistema e-lodge, pode ir de moto, carro e UTV usando veículos próprios ou das empresas. E pode enfim sentir-se liberado do isolamento social, quando a pandemia estiver sob controle.

Na dimensão esportiva, foram criadas outras duas opções de categorias.  A Amigos, válida para todas as modalidades – carros, motos, quadriciclos e UTVs. É uma excelente opção para quem quer dividir despesas ou não quer pilotar/navegar todos os dias seguidos.  Essas novas categorias certamente vão abrir a possibilidade para a entrada de competidores estreantes.

E o Sertões Sprint: opção para quem quer participar do Sertões, mas não tem tempo para fazer a prova toda e quer ter um gostinho do maior rally das Américas; ou para quem quer se preparar para encarar uma prova inteira. O participante pode optar por uma versão reduzida da prova, largar e fazer os três primeiros dias.

O Sertões 2020 terá grandes novidades também na categoria Self, pilotos que competem de moto e sem apoio. A categoria será embalada por uma nova marca, que será anunciada em maio, terá novidade no apoio logístico e o campeão será premiado com uma moto Honda CRF 250.

Mantendo a tradição de revelar tesouros turístico do Brasil, como foi com o Jalapão (TO) e os Cannyons do Viana (PI) ano passado, esse ano o roteiro do Sertões vais revelar mais dois tesouros que serão anunciados dia 19 de agosto, quando o roteiro será apresentado.

Em grande parte, a decepção que o adiamento da prova poderia provocar nos mais apaixonados será compensada por essa coleção de novidades.

Vale lembrar que o Sertões 2020 já têm 153 inscritos sendo 56 estreantes na prova.

Vale reforçar que apesar da necessidade de bom senso e cuidado na organização de eventos que atraem o público, a largada do Sertões em São Paulo terá uma série de surpresas para os paulistas.

Aspas Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Tomamos uma decisão histórica de adiar a prova pensando no Brasil e nos brasileiros.  O Sertões sempre foi sinônimo de segurança e de Brasil. Somos apaixonados por esse país e por nossa gente. Vamos trabalhar muito para fazer uma prova incrível, afinal de contas a arte de superar desafios é a alma do Sertões. Os nossos desafios este ano serão cuidar das pessoas vulneráveis com o projeto Social. Largar de São Paulo, a maior cidade anfitriã do mundo e promover os destinos turísticos do Brasil.”

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

“A mudança proposta está alinhada com a gravidade do momento. Todos nós, em postos públicos ou liderança privada, devemos ter o equilíbrio de tomar as decisões baseadas e análises científicas e visando preservar primeiro a vida das pessoas. Os eventos, os programas de impacto turístico positivo, como o Rally, voltarão a ser organizados e continuarão sendo incentivados. A volta do Rally dos Sertões para São Paulo faz parte de nossa estratégia de valorização dos atrativos paulistas”.

Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Estado do Ceará.

“Assim como outros grandes eventos do esporte, a mudança de data do Rally dos Sertões para o fim do ano é uma decisão acertada e virá num momento fundamental para a retomada do turismo no Brasil. Esperamos receber os participantes e espectadores da melhor forma possível, voltando a fazer o que fazemos de melhor: sermos anfitriões hospitaleiros.”

O Sertões:  Na sua 27ª Edição, que terminou em Aquiraz no último dia 1 setembro, o Sertões trouxe muitas novidades. O rally projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. São cidades remotas com população carente. Finalmente: a dimensão, turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e, agora, tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

CALENDÁRIO ATUALIZADO SERTÕES SERIES

26 a 29/08 – Series Jalapão

01 a 03/10 – Series Santa Catarina

07 a 15/11 – SERTÕES

03 a 05/12 – Series S

Saiba mais sobre o Sertões:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoes

Youtube/sertoesoficial

SAS: http://www.sasbrasil.org.br/

Close