Ello MotorSports engrossa o grid do Sertões Series Rota Sul

O estado do Rio Grande do Sul volta a figurar no automobilismo off-road. Começa nesta quinta-feira (05) o Sertões Series Rota Sul com largada na cidade de Pelotas e chegada em Porto Alegre. Serão 1.100 quilômetros de competição

Ele está de volta… Depois de 15 anos, o Rota Sul retorna ao calendário do rali nacional e valerá pela última etapa do Sertões Series e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2019. O evento começa nesta quinta-feira, dia 05 de dezembro, na cidade de Pelotas (RS), com a abertura da secretaria de prova, briefing e largada promocional. A Vila Sertões estará montada na Associação Rural de Pelotas e terá livre visitação para o público. 

Com um grid formado por 66 veículos – motos, UTVs e carros, a competição terá 1.060 quilômetros entre Pelotas e Porto Alegre, com 740 quilômetros de trechos navegados. A primeira etapa largará e chegará em Pelotas, com 580 quilômetros, sendo 440 quilômetros de cronometro aberto. No segundo dia (sábado, 07), os participantes seguirão rumo à Porto Alegre em uma especial de 480 quilômetros, com 300 quilômetros de pé fundo no acelerador. A rampa da chegada estará no Anfiteatro Pôr do Sul, na Praia de Belas. 

O piloto Salvio Costa Júnior e o navegador Alexandre da Silva disputarão o pódio pela categoria Production T2, a bordo de um Mitsubishi ASX. “Estamos muito entusiasmados com o retorno do Rota Sul ao calendário e, por isso, não poderíamos ficar de fora. A expectativa é levar o carro ao limite, mas sempre com segurança e entender o que podemos esperar do equipamento para etapas mais longas. Temos um planejamento para a temporada 2020 e precisamos treinar, sobretudo, nos trechos de dunas”, disse Costa. 

A Ello MotorSports também possui um trabalho social chamado Chico Brasil, o qual desempenhou durante o Sertões 2019, com a doação de brinquedos às crianças que estavam nas comunidades ao longo do roteiro. Além disso, aproveitou para entender as necessidades tecnológicas que essas regiões possuem, a fim de aprender com esses povos e agregar o melhor das grandes capitais com o interior do Brasil. “Para o Sertões Series Rota Sul, nossa equipe social visitará o time do SAS – Saúde e Alegria no Sertões, que implantará o Projeto Florescer. Eles atenderão cerca de 200 famílias (algo em torno de 1 mil pessoas), que receberão água potável de qualidade e sem custo. Além da doação de óculos às crianças da APAE. Para nós será um grande aprendizado e oportunidade para também enxergar com outros olhos, a necessidades que o Sul do país possui, e trazer novos aprendizados para o Chico Brasil e, posteriormente, nos conectar tecnologicamente com essas crianças”, declarou o piloto. 

Programação – Sertões Rota Sul

05 de dezembro – quinta-feira

Associação Rural de Pelotas – RS

Endereço: Av: Salgado Filho, 603 – 667 – Pelotas (RS) 

9h – Abertura Vila Sertões

9h às 12h30 – Secretaria de prova, vistorias administrativas

13h30 às 18h – Secretaria de prova, vistorias administrativas e credenciamento imprensa

15h às 16h – Coletiva oficial de imprensa

17h às 17h30 – Briefing equipes da organização Sertões Rota Sul

18h às 19h – Briefing geral competidores (motos, quadris, utvs e carros)

19h às 21h – Carreata e largada promocional

06 de dezembro – sexta-feira

1ª etapa – Pelotas / Pelotas (RS)

DI: 80 km / TE: 440 km / DF: 60 km / TOTAL DIA: 580 km

6h – Largada primeira moto

Local: Associação Rural de Pelotas

7h – Largada primeira moto na Especial

10h – 20h – Secretaria de prova / sala de imprensa / posto médico

20h – Briefing: Motos, Quads, UTVs e Carros Cross Country

*Sujeito à mudança

07 de dezembro – sábado 

2ª etapa – Pelotas a Porto Alegre (RS)

DI: 60 km / TE: 300 km / DF: 120 km / TOTAL DIA: 480 km

6h – Largada primeira moto

Local: Associação Rural de Pelotas

7h – Largada primeira moto na Especial

10h – 20h – Parque fechado / secretaria de prova / sala de imprensa / posto médico

13h – 17h – Chegada rampa Porto Alegre

Local: Anfiteatro Pôr do Sol

Endereço: Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/n – Praia de Belas – Porto Alegre

20h – 23h – Festa de premiação e encerramento

Local: a confirmar

Patrocinador: Ello Soluções e Tecnologia

Apoiadores: A. I. Chico, Breng, IEAv, Alpha Lúmen, Parque Tecnológico São José dos Campos, Agro Tic Vale, Fair Trade, Costas 5588, Sertões, Café Othello, R.V. Assessoria, Grupo Mais Saúde, Sálvio Costa Advogados, Rancho Dom

Parceiro: SAS – Saúde e Alegria no Sertões

Preparação dos carros: Equipe Faster