Toyota anuncia presença na Stock Car, em 2020

Após rumores da chegada da Toyota à Stock Car, finalmente hoje o anuncio oficial foi feito e em 2020 teremos a operação da Toyota Gazoo Racing com o novo Corolla sendo usado.

Diferente do que acontece na Argentina, a Toyota Gazoo Racing não terá uma equipe oficial de fábrica, e liberará uma licença para o uso do nome para uma ou mais equipes, que ainda não estão definidas.

 

“A Toyota é uma marca de grande tradição no esporte e sua entrada representa um passo importante na reformulação que está em andamento na Stock Car”, disse Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria. “Toyota e Chevrolet impulsionarão nosso projeto de evolução técnica e desportiva, além de reforçarem nossa imagem de categoria líder no cenário sul-americano. O automobilismo brasileiro recebe uma grande notícia hoje e nós ficamos felizes em poder trazê-la a público”, completou o dirigente.

Yaris utilizado pelos jovens pilotos no Velo Città

Além de ter carros na Stock Car, a ideia da Toyota é desenvolver uma escola de pilotagem que irá facilitar a passagem de pilotos do kart para a Stock Light. “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”, que já selecionou seis kartistas entre 15 e 17 anos de idade para uma seletiva que se dará nas etapas de Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12), os dois últimos compromissos da Stock Car em 2019. Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.

“Também vale destacar a implantação da Academia de Jovens Pilotos, que fará o elo entre o celeiro de talentos do esporte, que é o kartismo, e a Stock Light – categoria que é o último estágio dos pilotos que sonham em competir na Stock Car. Com isso, completamos o ciclo de formação, algo bastante importante para o nosso projeto de modernização”, comentou Carlos Col sobre o novo projeto que utilizará o Toyota Yaris como veículo de treinamento para os jovens pilotos. O objetivo da Academia de Jovens Pilotos é oferecer a estes jovens kartistas de potencial reconhecido a oportunidade de receber treinamento e uma visão mais ampla do que é ser um piloto profissional. “Aquele que obtiver a melhor somatória de notas nos diversos quesitos do projeto receberá apoio financeiro da Toyota e da Stock Car para correr na temporada 2020 na Stock Light”, completou Carlos Col.

E durante o mesmo evento, Fernando Alonso falou que conhece a Stock Car através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, e disse que irá avaliar a ideia de quem sabe um dia participar de uma corrida da categoria brasileira.

“Sim (consideraria correr na Stock Car), não sei exatamente quando ou como seria. Algumas coisas teriam que acontecer. Não fecho as portas para nada porque gosto de disputar corridas, gosto de esporte a motor e conheço a categoria por falar com Rubens (Barrichello) e Nelsinho (Piquet) Então por que não? Tentarei me informar melhor e vou avaliar a ideia”, disse ao site Motorsport.com.

Ainda na Argentina o piloto espanhol guiou um Toyota Corolla do Super TC2000, além de uma Hilux de Rally. Lembrando que em 2020 ele vai disputar o Rally Dakar.

Após o anuncio e também de algumas voltas do Alonso no Corolla, do Super TC2000, não duvido de que o espanhol irá disputar uma corrida da Stock Car.

Conheça os selecionados para a Academia

(Piloto, idade, local de nascimento, títulos principais)

Pedro Souza, 15 anos, Belo Horizonte (MG), Vice-Campeão Brasileiro 2018

João Matos, 16 anos, Belo Horizonte (MG), Campeão da Copa Brasil 2018

João Bertoluzzi, 16 anos, Chapecó (SC), Campeão Gaúcho (2017) e Catarinense (2018)

Richard Annunziata, 17 anos, Jundiaí (SP), Campeão da Copa Brasil 2018

Stefano Marins, 17 anos, Caçador (SC), Campeão da Top Kart Brasil 2015

Fotos: Divulgação e Duda Bairros/Stock Car

Close