Valtteri Bottas lidera segundo treino livre e domina a sexta-feira da F1, em Suzuka

Após o cancelamento das atividades de sábado em Suzuka, o segundo treino livre se tornou uma sessão importante já que vai anteceder a classificação de sábado ou até pode ser o treino que definira o grid de largada se a situação no autódromo estiver caótica devido ao tufão.

Quando a pista foi liberada metade do grid tratou de ir para a pista começando os trabalhos cedo, já que existia possibilidade de chuva.

Após as primeiras voltas completadas, Valtteri Bottas tinha o melhor tempo com 1m29s469 calçando pneus médios, seguido por Hamilton, Sainz, Albon e Vettel neste início de treino livre.

Passados 15 minutos de treino, Leclerc e Verstappen ainda aguardavam os mecânicos terminarem de trabalhar em seus carros, o mesmo acontecia no carro do Kubica.

Faltando sete minutos para o final da primeira meia hora, Sebastian Vettel pulou para a primeira posição com 1m28s392 com pneus macios, enquanto que Verstappen também pulou para segundo em sua primeira volta após ficar nos boxes por muito tempo mas marcando 1m28s457.

No final da primeira meia hora, Valtteri Bottas acabou rodando praticamente na entrada dos boxes trazendo bandeira amarela localizada, enquanto Vettel tinha o melhor tempo com Verstappen, Bottas, Kvyat e Leclerc no top5.

A segunda meia hora foi para simulações de corrida, tanto que Bottas seguia com o melhor tempo seguido por Hamilton, Verstappen, Vettel e Albon nas cinco primeiras posições com poucas mudanças na classificação.

Nos cinco minutos finais do treino, algumas equipes chamaram seus pilotos para os pits e colocaram pneus novos para uma tentativa final de volta rápida, porém ninguém superou as Mercedes e nem Bottas que ficou com o melhor tempo de 1m27s785.

Lewis Hamilton ficou a exatos 0s100 para seu companheiro com Verstappen, Leclerc, Vettel, Albon, Sainz, Perez, Gasly e Norris formando o top10 com a Mercedes dominando as sessões, Verstappen próximo da Mercedes, além da McLaren se manter entre os dez nas duas sessões.

Amanhã não terá atividades da Fórmula 1 por conta do tufão que vai passar na região de Suzuka, retornando sábado às 22h, pelo horário de Brasília, e às 2h10 de domingo acontece a largada para o GP do Japão.

Foto: Reprodução