Valtteri Bottas lidera primeiro treino livre da F1, em Suzuka

A Fórmula 1 desembarcou em Suzuka, e antes mesmo do primeiro treino livre um comunicado foi liberado informando que as atividades de sábado estavam canceladas devido ao tufão Hagibis que vai passar na região, com isso a primeira sessão se tornou importante equipes e pilotos terão uma sessão a menos, e ao final Valtteri Bottas garantiu o melhor tempo colocando um segundo na Ferrari.

No início da sessão Carlos Sainz acabou tendo problemas parando perto da saída dos boxes para o safety car virtual ser acionado no momento que os pilotos realizavam a volta de verificação.

Após a retirada do carro da McLaren a sessão voltou a movimentação normal com as equipes dando mais atenção a esse treino já que as atividades de sábado foram canceladas diminuindo o tempo para colher informações.

O destaque dessa sessão era para Naoki Yamamoto, pelo menos para a transmissão que a todo momento mostrava o piloto japonês em sua estreia na Fórmula 1 e em casa para euforia dos japoneses.

Ao final da primeira meia hora da sessão, Lewis Hamilton tinha o melhor tempo com 1m30s832 seguido por Bottas a 0s086 do inglês, com Max Verstappen, Charles Leclerc e Sebastian Vettel formando o top5.

Com 1m30s524, Valtteri Bottas chegou a liderança da sessão com Lewis Hamilton em segundo, numa sessão que as Mercedes calçavam pneus duros, com Leclerc, Verstappen e Sains formando as cinco primeiras posições após a McLaren resolver o problema no carro do espanhol.

No final da segunda meia hora, a Ferrari assumiu as duas primeiras posições com Vettel marcando 1m29s720 com pneus macios, e Leclerc icou a 0s192 do seu companheiro deixando as Mercedes em terceiro e quarto, com Perez aparecendo entre os cinco primeiros.

Quando a Mercedes calçou pneus macios em seus carros, a equipe alemã voltou para o topo da tabela de tempos com Valtteri Bottas liderando com o tempo de 1m28s731 deixando Lewis Hamilton em segundo colocando praticamente 1 segundo nos carros da Ferrari.

Nos minutos finais os olhos se voltaram para Naoki Yamamoto que estava abordo da Toro Rosso por mais alguns minutos antes de deixar o cockpit ao piloto titular da equipe, Pierre Gasly, após ótima experiência para o piloto japonês de 31 anos.

Ao final da sessão, Valtteri Bottas ficou com o tempo de 1m28s731 garantindo o melhor tempo da sessão seguido por seu companheiro Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Max Verstappen no top5, o holandês que é a esperança da Honda por vitória neste final de semana.

Alexander Albon ficou em sexto com Sainz, Perez, Stroll e Norris no top10.

Logo mais, às 2h acontece o segundo e último treino livre em Suzuka.

Foto: Mercedes AMG F1