Rally Caminhos da Neve, em São Joaquim (SC), marca terceira prova do Brasileiro de Rally Cross Country

Tunico Maciel, da Honda Racing, líder das motocicletas no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A equipe Honda Racing parte nesta semana para o Rally Caminhos da Neve, válido pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, neste sábado e domingo (6 e 7), em São Joaquim (SC). Para encarar a disputa, com 370 quilômetros no total, os pilotos Tunico Maciel, Jean Azevedo, Gregorio Caselani e Bissinho Zavatti estão de olho na previsão do tempo, que promete chuva, muito frio e temperaturas abaixo de zero.

Líder do campeonato na classificação geral das motos e na categoria Production Aberta, Tunico Maciel quer manter a ponta da classificação. “Não será uma prova fácil, pelo contrário, será bem desgastante pelo frio e chuva. É uma região com pedra e que estará escorregadia. Por isso, a cautela será primordial. Quero fazer uma prova boa, sólida e estar bem preparado para o nosso foco principal da temporada, que é o Rally dos Sertões. Para ser campeão brasileiro, o piloto precisa ser bom na areia, barro, cascalho, calor e frio. E eu estou pronto para enfrentar todos esses desafios”, ressalta o mineiro, que acelera a Honda CRF 450RX

Vencedor da primeira edição do Rally Caminhos da Neve, no ano passado, Gregorio Caselani tem a vantagem de conhecer bem a região. “É o tipo de lugar que estou mais acostumado a andar. Pretendo forçar, largar na ponta e, claro, ganhar. Se não chover, estamos no lucro”, prevê o gaúcho vice-líder da Super Production e quarto colocado na geral das motos.

Para Jean Azevedo, dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, a competição exigirá muito dos pilotos. “Promete ser uma prova bem mais fria que nos últimos anos. A previsão é até de neve de sábado para domingo. Se tiver gelo por cima, a atenção tem que ser redobrada. Esta é a última prova antes do Rally dos Sertões e temos que tomar muito cuidado para evitar qualquer adversidade”, destaca o paulista top 5 do Rally Dakar e heptacampeão do Rally dos Sertões. No Brasileiro, ele ocupa o terceiro lugar na categoria Super Production e o quinto na geral.

Representante do esquadrão vermelho na Rally Brasil, classe exclusiva para motos de fabricação nacional, Bissinho Zavatti testará a Honda CRF 250F nessas condições extremas de frio e chuva. “É uma prova totalmente diferente do clima de onde eu moro, que é muito calor. Já estive no ano passado nessa prova e sei bem como é. Estou focado, preparado, quero me proteger bastante do frio e pensar mais na paisagem bonita do local para tentar sair com o melhor resultado possível”, diz o líder da categoria nacional, que é de Monte Alto (SP).

A equipe Honda Racing de Rally Cross Country é patrocinada por ASW, Michelin, DID, Seguros Honda e Óleo Genuíno Honda.

Programação 2º Rally Caminhos da Neve
Parque de Apoio: Parque Nacional da Maçã
Rua Urubici, s/n – São Joaquim (SC)

Sexta-feira 5/7
11h às 18h – Vistoria administrativa – Parque de apoio
14h às 18h – Apresentação para vistoria técnica CBM – Todas as categorias
18h às 19h – Segunda vistoria técnica CBM– com multa
18h30 – Briefing
20h – Largada promocional

Sábado 6/7
8h30 – Largada do Parque de Apoio
9h – Largada da 1ª moto na especial
13h30 – Previsão de chegada da 1ª moto
Super Prime
20h – Briefing

Deslocamento inicial: 6 km
Especial (trecho cronometrado): 156 km
Deslocamento final: 15 km
Total do dia: 177 km

Domingo 7/7
7h30 – Largada Parque de Apoio – Retira de GPS da Organização – DI 54 km
9h – Largada 1ª Moto na Prova Especial – SS1 136 Km
11h – Previsão de Chegada 1ª Moto – DF 3km
16h – Premiação – Pavilhão de Exposições – Parque Nacional da Maçã

Deslocamento inicial: 54 km
Especial (trecho cronometrado): 136 km
Deslocamento final: 3 km
Total do dia: 193 km

TOTAL DO PERCURSO: 370 km (292 km de especiais)