Fórmula 1 terá mudança no sistema de punições no grid

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez uma alteração na regra das punições no grid da Fórmula 1. O sistema é considerado muito confuso tanto por fãs quanto por pilotos, e as mudanças, que já entrarão em vigor na temporada 2019, têm como objetivo simplificar um pouco o entendimento.

A mudança envolverá os pilotos que perderem, no mínimo, 15 posições no grid. Antes, quando muitos competidores sofriam punições iguais ao mesmo tempo, ficava complicado saber qual deles largaria à frente. Com a nova regra, portanto, o piloto melhor colocado no treino classificatório é aquele que sairá à frente dos outros atletas que também foram punidos.

Até a temporada de 2018, a confusa aplicação das punições era definida de acordo com a ordem de saída dos carros do pit-lane na primeira sessão de treinos livres de um GP. Assim, era comum observar casos como o do primeiro treino livre para o GP da Rússia, neste ano, quando, cientes que sofreriam punições por conta de troca de componentes do motor, vários carros saíram do pit-lane muito antes do início da sessão.

Fonte: Gazeta Esportiva


Anterior:

Próxima:
Traduzir »