Enzo Bortoleto tem retorno triunfal na Fórmula Academy Sudamericana

Piloto vence as duas provas no Velo Città

Piloto de 20 anos faz barba, cabelo e bigode no fim de semana da quarta etapa do ano no Velo Città

Após mais de quatro anos longe da Fórmula Academy Sudamericana, o piloto Enzo Bortoleto teve um retorno triunfal à categoria no fim de semana da quarta etapa da temporada 2018, realizada no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). O paulista de 20 anos liderou os dois treinos livres, marcou a pole, venceu as duas provas e fez também a volta mais rápida das corridas. O piloto chegou aos 53 pontos e subiu para a quinta posição no campeonato – somou todos os pontos possíveis no fim de semana.

Bortoleto domina o fim de semana

“Fiquei muito feliz, tive uma rápida readaptação ao monoposto. Fazia muito tempo que estava longe da categoria e foi um prazer enorme voltar a pilotar esse carro, que considero excelente para quem está começando. Não é um carro muito agressivo, ele é muito bom para aprender o básico antes do piloto pular para um monoposto que tem muito downforce e um motorzão”, diz o paulista, que passou pela F4 Inglesa, F3 Inglesa, Sprint Race, Copa Petrobras de Marcas e atualmente ocupa a vice-liderança da Stock Car Light com 158 pontos, a apenas dois do líder Raphael Reis.

Bortoleto foi o autor da primeira pole position da história da categoria – quando ainda levava o nome de F4 Sul-americana –, em abril de 2014, no circuito de Mercedes, Uruguai. Nas quatro corridas que fez naquele ano, subiu ao pódio em duas delas. “Foi muito bom entrar para a história com a primeira pole position do campeonato. Aprendi muito nas etapas que participei. Além disso, foi minha primeira experiência internacional”, afirma Bortoleto.

O piloto destacou ainda a diferença do comportamento do carro neste ano em relação àquela época. “Ele mudou bastante por causa dos novos pneus. Antigamente, era muito dianteiro. O piloto tinha que saber andar com a frente daquela forma, agora o carro tem um grip mecânico maior e a frente está mais presa ao chão”, explica. “Conseguimos sentir que está no limite, pois o carro já fica traseiro. Se está abaixo do limite, ele tende a ser mais dianteiro”, finaliza.

A Fórmula Academy Sudamericana realiza a quinta etapa da temporada 2018 nos dias 24 e 25 de novembro no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). A categoria tem promoção da Linardi Sports e conta com patrocínio da Engebras, Pirelli e America.net.

Classificação do campeonato:

1) Juan Vieira (SP) – 108 pontos

2) Leandro Guedes (RJ) – 106 pontos

3) Bruno Testa (SP) – 84 pontos

4) Bruna Tomaselli (SC) – 62 pontos

5) Nathan Brito (PB) – 53 pontos

5) Enzo Bortoleto (SP) – 53 pontos

7) Pedro Saderi (PR) – 51 pontos

8) Pedro Bürger (SP) – 40 pontos

9) Pedro Lopes (SP) – 38 pontos

10) Bruno Bertoncello (RS) – 27 pontos

10) Cássio Cortes (RS) – 27 pontos

12) Kiko Porto (PE) – 25 pontos

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação


Anterior:

Próxima:
Traduzir »