Domínio de Analino Sirtuli em Tarumã na abertura do gaúcho de Marcas & Pilotos

O campeonato gaúcho de automobilismo abriu as disputas num domingo de tempo nublado no Autódromo Internacional de Tarumã e de muita briga pela vitória em todas as categorias.

Um duelo intenso marcou a primeira bateria do Marcas & Pilotos. Cléber Vieira, com o Gol 40 e Analino Sirtuli, com o Corsa 8, competiram lado a lado quase o tempo todo. Com os carros muito equilibrados, só mesmo um deslize do ponteiro permitiu que Sirtuli tomasse a liderança. O piloto de Gravataí, Analino Sirtuli, o “Choka”, conseguiu a vitória na primeira bateria após uma ultrapassagem na saída da Curva do Laço sobre o adversário Cléber Vieira, do Gol 40.

– É importante começar o campeonato com uma boa vitória. A disputa está muito forte e eu só pensei em ir para frente para conseguir que as coisas dessem certo. Eu vinha na perseguição e não sei se ele errou uma marcha ou houve algum problema. Só percebi que entrei muito mais rápido e consegui a ultrapassagem – declarou o piloto vencedor.

A categoria completa esse ano 30 anos de existência. Antônio Miguel Fornari (1985, 1994, 1996 e 1998) e Luiz Clemente Moroni (2007, 2010, 2011 e 2012) acumulam quatro títulos no currículo e o piloto Paulo Hoerlle detém o maior número de títulos conquistados. Foram 5 campeonatos nos anos de 1984, 1985, 1994, 1996 e 1998).

A segunda bateria fio suspensa após forte acidente envolvendo o Corsa 45 de Airton Diehl e o Celta 88 de Rommel Toscan.

O domingo teve ainda a disputa da Copa 1.4 com vitória do Corsa 111 de Thiago Messias e Lauro Aita na primeira prova e de Tuca Antoniazi do Celta 11 na segunda corrida. Na Copa Fusca o domínio foi de Fabrício Fraga que venceu nas duas baterias.

Sobre o Autódromo de Tarumã

Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre, é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidades, e um “esse” em descida, a chamada “Curva do Tala-larga”, que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.


Anterior:

Próxima: