Lucílio Baumer estreia com TOP10 na Copa Petrobras de Marcas. Catarinense teve primeiro contato com carros de turismo após quatro anos longe das pistas

O final de semana foi proveitoso para o piloto catarinense Lucílio Baumer, que estreou na Copa Petrobras de Marcas na etapa do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Longe das pistas há quatro anos, quando fez sua última prova pela Fórmula 3 Sulamericana, Baumer vinha estudando uma forma de voltar ao automobilismo em uma categoria de turismo. “A Fórmula 3 é uma categoria para jovens pilotos, que têm como meta seguir carreira até as principais categorias de fórmula. Eu ainda tenho o carro e uma equipe na modalidade, mas com a intenção de formar jovens pilotos nessa categoria. Para mim, como piloto, o objetivo agora são os carros de turismo.”

Baumer foi ao Velopark com a intenção de acompanhar a etapa da Fórmula 3 e fazer contato com as equipes que têm carros na Copa Petrobras. E o resultado de uma conversa com Eduardo Bassan, proprietário da Bassan Motorsports, foi o convite para correr com o Ford Focus utilizado nas etapas anteriores pelo piloto Fernando Galera, que não correria a etapa gaúcha.

Sem fazer o primeiro dos dois treinos livres programados, Baumer teve apenas 45 minutos para adaptar-se ao carro e conhecer o traçado do Velopark, onde nunca havia competido. “Fiz uma tripla adaptação: aos carros de turismo, às características específicas do Focus e à pista, que não conhecia. Mas o resultado foi bom.” comemorou.

Largando da 14ª posição entre os 20 carros inscritos, Baumer fazia uma excelente primeira bateria, até que em uma forte disputa com outros três pilotos, pela quinta colocação, tentou uma ultrapassagem por fora no final da reta dos boxes, ficou com a parte suja da pista, tocou uma zebra e acabou perdendo o controle do carro, batendo em uma mureta de proteção.

O reparo feito de forma competente pela equipe Bassan Motorsport o colocou de volta à pista para a segunda bateria, mas o piloto largou dos boxes e com uma volta de desvantagem para os adversários. Mesmo assim, Baumer fez uma prova consistente e aproveitou-se de abandonos dos carros à sua frente para completar a prova em nono lugar.

“O resultado final não foi o esperado, em função da batida na primeira prova. Na segunda, é claro que tive sorte por vários pilotos abandonarem, mas aproveitei para aprender mais sobre o carro e pude ser constante durante toda a corrida.” disse o piloto, que complementou: “Ficar a menos de um segundo da volta mais rápida, em minha primeira corrida na categoria, foi algo bem importante.”

Para Bassan, a experiência também foi bastante proveitosa: “O Baumer é um excelente piloto, fez uma grande adaptação ao carro e à pista, e tem chance de disputar as primeiras posições ainda este ano, se continuar na categoria. A participação dele foi definida na última hora, tudo foi feito às pressas, para a segunda bateria recuperamos o carro em tempo recorde, e ainda assim o resultado foi bom. A equipe toda ficou muito contente.”

Baumer tenta agora conseguir apoio financeiro para continuar na categoria ao lado da Bassan Motorsport. “Já temos alguns contatos, e espero que possamos avançar nas negociações e garantir a participação nas próximas etapas de 2012.” acredita o piloto de Joinville (SC).

A próxima etapa da Copa Petrobras de Marcas será disputada nos dias 27 e 28 de outubro, em Tarumã, também no Rio Grande do Sul.


Anterior:

Próxima: