Nelsinho Piquet faz sua 50ª corrida na Nascar nesta sexta-feira. Brasileiro compete em Kentucky com a mesma picape da vitória em Michigan

A prova desta sexta-feira da Nascar Truck Series em Kentucky terá um sabor especial para Nelsinho Piquet. Será a corrida de número 50 do piloto nas divisões nacionais da principal competição do automobilismo americano.

“Passou muito rápido. Após menos de dois anos aqui já me considero praticamente local, bem adaptado. A experiência na Nascar tem sido muito positiva. A opção por migrar minha carreira para os Estados Unidos foi uma decisão muito importante. A marca de 50 provas, com os resultados que já tivemos, sinaliza que está dando certo”, disse o piloto.

Nas 49 corridas disputadas pela Truck Series e pela Nationwide Series desde 2010, Piquet Jr obteve as duas primeiras vitórias da história do Brasil na Nascar (tanto em pista mista quanto em oval), cravou três poles e chegou 25 vezes entre os 10 melhores.

Ele fez ainda outras provas por categorias de acesso, incluindo a única vitória de um piloto estrangeiro no oval curto de Bristol, tradicional pista da Nascar fundada em 1961, em prova da categoria Pro Series East.

Para marcar a 50ª corrida do brasileiro na Nascar, foi lançada uma promoção para os fãs, via Facebook. Quem preencher um formulário disponível no www.facebook.com/NPiquetJr indicando os cinco melhores momentos do piloto nos EUA concorre a um kit da PiquetStore com uma miniatura do truck do brasileiro e uma camisa polo. Os prêmios são oferecidos pela B!, marca de cachaça premium com mel e limão que patrocina o truck #30 em algumas provas desta temporada.

Para a disputa no oval de 1,5 milha de Kentucky, a equipe Turner preparou para Nelsinho o chassi TMS-218. É o mesmo que ele pilotou na vitória em Michigan no dia 18 de agosto. “É sempre animador saber que vamos competir com um equipamento vencedor. Chego bem animado para esta corrida, sabendo que melhorou bastante nosso programa em pistas de 1,5 milha nesta temporada. Espero andar bem lá, onde sempre consegui boas provas de classificação. Será nossa segunda passagem por Kentucky na temporada”, acrescentou ele.

Piquet Jr competiu três vezes no Kentucky Speedway, duas no ano passado e uma neste. Ele largou duas vezes em terceiro lugar e uma na “outside pole”, como é conhecido o segundo lugar no grid da Nascar. Seu melhor resultado neste palco é o quarto lugar na prova de outubro de 2011.

As atividades de pista da 16ª etapa da temporada da Truck Series estão todas programadas para sexta-feira. São dois treinos pela manhã e a tomada de tempo a partir de 17h40, pelo horário de Brasília. A largada para a corrida de 201 milhas (ou 134 voltas) está prevista para 20h30. O canal Fox Sports anuncia a transmissão ao vivo para o Brasil.

NELSINHO PIQUET NA NASCAR
Corridas: 49
Vitórias: 2
Poles: 3
Top5: 12
Top10: 25

Duas categorias nacionais: Truck Series (picapes) e Nationwide Series (carros)

Truck Series
45 corridas
1 vitória
2 poles
11 top5
23 top10
Teve seu primeiro contato com a categoria em 2010, correndo 5 provas ao longo da temporada, por dois times diferentes. Não disputou o campeonato.
Disputou a primeira temporada completa em 2011 e terminou em décimo lugar. Foi vice-campeão do rookie of the year
Em 2012 está em oitavo lugar no campeonato e foi o segundo estrangeiro a vencer uma corrida na história da categoria, no oval de 2 milhas de Michigan

Nationwide Series
4 corridas
1 vitória
1 pole
1 top5
2 top10
A pole no circuito misto de Road America em Elkhart Lake é o recorde da pista na categoria. Sua vitória foi a primeira de um brasileiro nas divisões nacionais da Nascar

CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO, APÓS 15 ETAPAS
1. T. Dillon 561
2. T. Peters 553
3. J. Buescher 550
4. P. Kligerman 530
5. M. Crafton 518
6. J. Coulter 515
7. J. Lofton 511
8. N. Piquet Jr. 492
9. J. White 448
10. R. Hornaday Jr. 447


Anterior:

Próxima:
Traduzir »