Bibas/Cavassin no #221 continua firme no 4o lugar da Classificação Geral. Na primeira parte da etapa Maratona o Evoque/TopCar/V!be foi tranquilo outra vez e mantém a ponta entre os protótipos e os nacionais

O Mearim vem maior, mais esverdeado e de águas mais quentes e vai em busca do mar, fazendo o seu percurso sul>norte, arranjando curvas acentuadas para se tornar mais levantino do que em sua nascente. O Corda vem também do sul em um curso mais direto ao norte, menorzinho, mais claro, de águas frias e, justamente em Barra do Corda, decide mergulhar no Mearim para ajudá-lo na sua lida de conhecer a água salgada lá da baía de São Marcos, na ilha de Upaon-Açu, onde fica a capital São Luiz. Barra do Corda fica exatamente neste lugar que é o centro geográfico do Maranhão escolhido para tal encontro, o mesmo local em que, em 1835, o cearense Manoel Rodrigues de Melo Uchoa fundou Barra do Corda.

De Bacabal até Corda são 220km pelo navegável Mearim, distância que hoje se transformou em 274km dos quais 146 eram cronometradas e compunham a 3ª Etapa do Sertões 20 Anos, a 1ª de duas etapas Maratona nessa edição. A vitória ficou com a dupla francesa Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret que com o seu MINI 4ALL RACING a uma média de 74,66km/h aproveitou para assumir a liderança do Rally na Classificação Geral.

O Evoque/TopCar/V!be chegou na 5ª colocação, sempre ali por perto dos ponteiros, fazendo uma média de 71,32km/h e continua liderando as categoria Protótipos e andando na frente no troféu virtual de Melhor Carro Nacional. A dupla Fellipe Bibas/Emerson Bina Cavassin segue com o seu plano de levar o carro com prudência, ainda mais em dias como hoje onde inexiste a assistência externa.

“Hoje foi uma especial ótima” comentou Fellipe já em Barra do Corda”Uma estrada na maior parte do tempo larga com curvas de alta, um belo piso de cascalho, sem areia, e aproveitamos as qualidades do Evoque/TopCar/V!be que tem uma estabilidade espetacular. Ninguém passou ninguém e também ninguém se atrapalhou, Está tudo dentro dos planos, uma pena que ainda não descobrimos o porque da falha do motor acima de 4500/5000 rpm, sem isso e nas condições de hoje teríamos incomodado até a turma da frente. O importante é que o carro está inteiro para enfrentar os 523km de amanhã, até chegar a Carolina e lá resolvermos essa falhação.”

O Evoque/TopCar/V!be #218 dos irmãos Mauricio e Gustavo Bortolanza, volta à prova somente amanhã. “Sei que não temos mais chance de brigar pela vitória, depois dos acontecimentos dos três últimos dias, mas vamos continuar, é esse o espírito de equipe do Sertões e queremos estar na festa final em Fortaleza, tendo testado e aprendido mais sobre o carro.” Comentou Mauricio.

Classificação de hoje
1º 202 STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET (1)T1 12:31:00 01:59:42
2º 201 GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (2)T1 12:33:00 02:01:44
3º 203 RIAMBURGO XIMENES/FLAVIO FRANÇA (3)T1 12:41:00 02:01:54
4º 260 JOAO ANTONIO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (1)PT1 12:35:00 02:04:19
5º 221 FELLIPE BIBAS/EMERSON CAVASSIN (2)PT1 12:37:00 02:05:18
6º 205 ROMEU FRANCIOSI/DECO MUNIZ (3)PT1 12:43:00 02:07:42
7º 204 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (4)PT1 12:47:00 02:10:28
8º 282 MARCOS MORAES/FABIO PEDROSO (5)PT1 12:51:00 02:12:02
9º 208 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (1)PBR 12:39:00 02:13:04
10º 235 RICHARD VADERS/JOSE SPACASSASSI (6)PT1 12:49:00 02:13:15

A Classificação Geral extra-oficial após a 3ª Etapa concluída
1º 202 STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 05:31:26 – –
2º 201 GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 05:33:25 00:01:59
3º 203 RIAMBURGO XIMENES/FLAVIO FRANCA 05:41:01 00:09:35
4º 221 FELLIPE BIBAS/EMERSON CAVASSIN 05:44:58 00:13:32
5º 205 ROMEU FRANCIOSI/DECO MUNIZ 05:57:11 00:25:45
6º 260 JOAO ANTONIO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 05:59:23 00:27:57
7º 208 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN 06:02:45 00:31:19
8º 282 MARCOS MORAES/FABIO PEDROSO 06:03:04 00:31:38
9º 235 RICHARD VADERS/JOSE SPACASSASSI 06:03:19 00:31:53
10º 206 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI 06:22:38 00:51:12

O dia de amanhã
22/08: 4ª Etapa –
Barra do Corda (MA) – Carolina (MA)
Deslocamento Inicial: 8 km
Trecho de Especial: 309 km
Deslocamento Final: 206 km
TOTAL: 523 km.


Anterior:

Próxima: