Em duas semanas, Santa Cruz do Sul recebe a categoria mais rápida do Brasil. TOP SERIES concentra fase final do campeonato na região Sul – a mais forte do Endurance

Há sete anos, o mundo da velocidade ganhava a simpática cidade de Santa Cruz do Sul, a 150 km de Porto Alegre, com a inauguração do circuito de 3.531 metros, um dos mais seletivos e desafiadores do Brasil. No total, são 14 curvas, com uma longa reta e a mistura de trechos de média, baixa e alta velocidade, uma configuração extremamente exigente, que receberá nos dias 18 e 19 de agosto os carros da categoria mais rápida do País, a TOP SERIES.

O novo Brasileiro de Endurance chega à quarta e antepenúltima etapa, levando ao Rio Grande do Sul cobiçados modelos de Gran Turismo como Aston Martin Vantage, Ferrari F458, Corvette Z06R, BMW M3 e Maserati Trofeo, além da força de Protótipos nacionais, como DIMEP GT R1, MC Tubarão, MRX. Com carros tão fortes, alguns acima de 700 cavalos, a expectativa é em torno da quebra do recorde de tempo de volta para categorias nacionais em Santa Cruz do Sul.

Para se ter uma ideia, na etapa mais recente a pole position do piloto Xandinho Negrão, que divide a pilotagem do Aston Martin Vantage com o pai, Xandy, superou em 7s o tempo da Stock Car em Interlagos. O mesmo deve acontecer dentro de duas semanas em Santa Cruz do Sul. Xandy e Xandinho, aliás, chegam na liderança do campeonato pela categoria TOP 1. Eles têm 98 pontos, seguidos por Chico Longo e Daniel Serra, de Ferrari F458, com 79.

Xandy e Xandinho contam também com a histórica vitória da primeira corrida do Brasileiro de Endurance disputada em Santa Cruz do Sul. Quase dois meses após a inauguração da pista, eles venceram os 500 km, em agosto de 2005, na época ainda com o famoso Audi TT-R. Desta vez, terão pela frente um total de três horas de corrida, no circuito que está entre os mais difíceis de toda a temporada da TOP SERIES, o novo Brasileiro de Endurance.

“É uma pista muito técnica e aqui a pilotagem faz muita diferença”, avalia Pedro Queirolo, que divide a pilotagem do Corvette Z06R com Rodrigo Barbosa. “É importante caprichar no acerto, porque a pista tem curvas de todos os tipos, então é preciso ter um carro muito bom de ‘chão’”, destaca Pedro. Apesar da variedade de carros, o grid de largada da TOP SERIES é o mesmo, apenas com resultados separados de acordo com a performance, entre TOP 1 e TOP 2.

Na categoria TOP 2, quem chega na liderança é a dupla Nilson Cintra e José Ribeiro, ao volante do Protótipo MRX. Eles têm 85 pontos, apenas cinco a mais que a dupla Marcello Sant’Anna e Christian Pons, de Ferrari F430. A etapa de Santa Cruz do Sul abre a fase final da TOP SERIES, com todas as últimas três corridas concentradas na região Sul. Também aparecem no calendário as cidades de Londrina, com a penúltima prova, e Guaporé, que encerrará a temporada 2012.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

TOP 1
1 Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Aston Martin Vantage), 98
2 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458), 79
3 Eduardo Amorim/Jindra Krauscher (MetalMoro MRX), 72
4 Pedro Queirolo/Rodrigo Barbosa (Corvette Z06R), 67
5 Dimas Pimenta/Rodrigo Pimenta (Dimep GT R1), 54
6 Tiel Andrade/Bruno Justo (MC Tubarão), 43
7 Daniel Croce/Fernando Croce/Fernando Gomes Croce (Corvette Z06R), 40
8 Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911), 33

TOP 2
1 Nilson Cintra/José Ribeiro (MetalMoro MRX), 85
2 Marcello Sant’Anna/Christian Pons (Ferrari F430), 80
3 Henry Visconde/Ricardo Landi (BMW M3), 75
4 Robson Kolling/Odair Costa Jr (Spyder), 54
5 Jair Bana/Duda Bana (Predador), 50
6 Alexandre Zaninotto (Ferrari F430), 45
7 Mário Marques (Maserati Trofeo), 38
8 Demétrio Mendes/Leonardo Vital (Maserati Trofeo), 37
8 Fabio Steinbruch/Hansruedi Wipf/Herbert Gauss (Spyder), 37
10 Marco Garcia (Spyder), 33
11 Eduardo Furnaletto/Renan Guerra (Spyder), 31
12 Marcelo Lozasso (Maserati Trofeo), 30
13 Admir Pardo/Diego Pardo (Aldee), 27
14 Stuart Turvey/Thiago Ribeiri (Scorpion), 23
14 João Carvalho (Maserati Trofeo), 23
16 R. Gargiulio (Maserati Trofeo), 19
17 Marcos Ramos/José Cordova (Ferrari F430), 15
18 Antonio Marcondes/João Vasconcelos (Scorpius), 12
19 Marcelo Karan (Spyder), 7
20 Carlinho de Andrade/Tiel de Andrade (BMW Série 1), 6

TOP 1 GT
1 Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Aston Martin Vantage), 98
2 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458), 83
3 Pedro Queirolo/Rodrigo Barbosa (Corvette Z06R), 69
4 Daniel Croce/Fernando Croce/Fernando Gomes Croce (Corvette Z06R), 40
5 Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911), 35

TOP 2 GT
1 Marcello Sant’Anna/Christian Pons (Ferrari F430), 96
2 Henry Visconde/Ricardo Landi (BMW M3), 87
3 Mário Marques (Maserati Trofeo), 57
4 Alexandre Zaninotto (Ferrari F430), 53
5 Demétrio Mendes/Leonardo Vital (Maserati Trofeo), 40
6 Marcelo Lozasso/João Carvalho (Maserati Trofeo), 32
7 Marcos Ramos/José Cordova (Ferrari F430), 25
7 R. Gargiulio (Maserati Trofeo), 25
9 Carlinho de Andrade/Tiel de Andrade (BMW Série 1), 18

TOP 1 PR
1 Eduardo Amorim/Jindra Krauscher (MetalMoro MRX), 103
2 Dimas Pimenta/Rodrigo Pimenta (Dimep GT R1), 73
3 Tiel Andrade/Bruno Justo (MC Tubarão), 64

TOP 2 PR
1 Nilson Cintra/José Ribeiro (MetalMoro MRX), 91
2 Robson Kolling/Odair Costa Jr (Spyder), 67
3 Jair Bana/Duda Bana (Predador), 50
4 Fabio Steinbruch/Hansruedi Wipf/Herbert Gauss (Spyder), 40
4 Marco Garcia (Spyder), 40
6 Stuart Turvey/Thiago Ribeiri (Scorpion), 39
7 Eduardo Furnaletto/Renan Guerra (Spyder), 37
8 Admir Pardo/Diego Pardo (Aldee), 33
9 Antonio Marcondes/João Vasconcelos (Scorpius), 20
10 Marcelo Lozasso/Marcelo Karan (Spyder), 14

SOBRE A TOP SERIES

A TOP SERIES é o novo Brasileiro de Endurance e nasceu inspirada nas corrida de longa duração, como as 24 horas de Le Mans, Nurburgring, Daytona. Conta com modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos em provas de três horas de duração, realizadas nos principais circuitos do Brasil.


Anterior:

Próxima:
Traduzir »