Superbike Series Brasil se aproxima da definição dos 8 pilotos que entrarão no Showdown em 2012. Com a 9ª etapa concluída o campeonato se aproxima da definição dos 8 finalistas

Em 2012 o maior e mais disputado campeonato de motovelocidade da América Latina institui o ShowDown na categoria SuperBike Pro.

A definição dos 8 pilotos participantes, que ocorrerá na 10ª Etapa, fica cada vez mais próxima, e a expectativa é grande. Hoje já conseguimos ter uma ideia de como ficará o ranking, mas ainda não está nada definido, afinal, tudo pode mudar em apenas uma curva.

O ShowDown é o momento no qual os 8 primeiros pilotos do ranking recebem uma nova pontuação com diferenças mínimas entre eles, mas que os destaca dos demais. Esta nova pontuação faz com que as grandes vantagens sejam eliminadas, e o título permanece em disputa até a última etapa, desta forma o vencedor só será definido na última etapa.

A dinâmica do regulamento é a seguinte, após a 10ª Etapa, os 8 primeiros pilotos da classificação geral terão suas pontuações zeradas, em seguida recebem cada um, 500 pontos, e de acordo com suas posições atuais receberão de 25 a 13 pontos, conforme abaixo:

– 1° = 525 pontos
– 2° = 522 pontos
– 3° = 520 pontos
– 4° = 518 pontos
– 5° = 516 pontos
– 6° = 515 pontos
– 7° = 514 pontos
– 8° = 513 pontos

Este sistema de pontuação, adotado com sucesso pela Nascar, e por outros campeonatos internacionais de esporte a motor, é uma forma de manter o equilíbrio, rivalidade e concorrência entre os pilotos, e proporcionar para o público aquele gostinho constante de “Quem vai ganhar?”, já que a vantagem entre os competidores torna-se vulnerável, exigindo ainda mais garra, concentração, dedicação, equilíbrio e sangue frio dos pilotos e suas equipes.

O que podemos esperar das quatro últimas etapas? Os pilotos vão para o tudo ou nada! Já que qualquer um dos 8 pode passar na frente e levar o título, os pilotos precisam garantir bons resultados também nas etapas finais para ser o grande campeão do SuperBike Series de 2012.

Parece fácil? Basta olha a classificação para mudar de ideia. Os ponteiros estão sempre embolados, isso porque uns são constantes e se mantém sempre entre os primeiros, outros arriscam mais, então tem vitórias e SuperPoles para somar na pontuação final.

Se o ShowDown acontecesse agora os pilotos participantes seriam:
– 1º Danilo Andric, #64, Limited MotorSports = 525 pontos
– 2º Diego Faustino, #68, BMW Team Brasil = 522 pontos
– 3º Alecsandre de Grandi, “Doca”, #90, Team de Grandi Bardahl = 520 pontos
– 4º Bruno Corano, #34, Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team = 518 pontos
– 5º Maico Teixeira, #36, Honda Racing = 516 pontos
– 6º José Teixeira, “Cachorrão”, #51, Honda Racing = 515 pontos
– 7º Wesley Gutierrez, #47, Alemão Pneus = 514 pontos
– 8º Diego Pretel, #88, Motonil Motors = 513 pontos

Nos próximos dias você saberá mais sobre cada um deles, seus times e chefes de equipe.


Anterior:

Próxima: