Pilotos do Rio e jornalistas de São Paulo dominam o “ProAm” do GP Lubrax. Representantes de 19 veículos de comunicação tiveram, no último sábado, contato com o trabalho dos pilotos em seu habitat natural: a pista

O GP Lubrax, realizado no último fim de semana no Kartódromo Granja Viana (SP) como etapa de classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras, promoveu mais do que a classificação de dois jovens talentos para a fase decisiva do torneio. Logo após a corrida que carimbou o passaporte de Olin Galli e João Vieira para a disputa do prêmio de R$ 117 mil oferecido ao campeão, foi a vez dos jornalistas entrarem na pista para um desafio inusitado: correr em dupla com um piloto consagrado no kart.

A disputa de corridas entre jornalistas é uma tradição da Seletiva de Kart Petrobras, e deu origem, inclusive, a um campeonato regular de profissionais da imprensa disputado em diversas etapas todos os anos. A primeira prova desse tipo ocorreu em 1999, durante a final da primeira edição da seletiva, e nas edições em que jornalistas e pilotos correm juntos dividindo o mesmo kart, os desafios estão sendo chamados de “corridas ProAm”, disputadas por pilotos profissionais e amadores.

Os torneios ProAm que integram os eventos da Seletiva de Kart Petrobras são sempre compostos por duas corridas, e utilizam os karts de aluguel dos circuitos onde são realizados. Na edição deste ano, como de costume, os primeiros a entrar na pista foram os jornalistas (19 competidores) que participaram da cobertura da competição, além de três convidados da Petrobras. Em seguida, foi a vez dos pilotos disputarem uma bateria complementar. Jornalistas (e convidados) formaram duplas com kartistas, e a soma dos pontos obtidos por cada integrante da “equipe” determinou o resultado final.

A vitória no ProAm do GP Lubrax de 2012 ficou com a dupla André Duek (BandSports) e Nicolas Costa, piloto da Fórmula Abarth na Itália que foi vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2008. Yuri Gomes, convidado da Petrobras, ficou com a segunda posição ao formar dupla com André Nicastro – campeão mundial e cinco vezes campeão brasileiro de kart. Classificado para a final da Seletiva justamente no GP Lubrax, Olin Galli faturou mais um troféu ao terminar o desafio em terceiro lugar ao lado de Guto Oliveira (Jornal O Dia).

“É muito interessante promover essa interação entre pilotos e jornalistas no GP Lubrax, porque isso permite que os membros da imprensa conheçam mais de perto o trabalho dos pilotos. Mais do que ter acesso total ao ambiente de boxes e ao trabalho das equipes, os jornalistas entram na pista e aceleram no mesmo traçado que foi usado horas antes para a disputa do GP. Formando dupla com os pilotos, eles também podem trocar informações e ter a real noção de como funciona uma corrida de kart”, avaliou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.

Com a realização do GP Lubrax, da Copa Petrobras Sorriso Campeão e de uma etapa classificatória realizada em Minas Gerais, a fase classificatória para a final deste ano terá, ainda, provas em Recife (PE), São Luís (MA) e Farroupilha (RS). Nestes eventos serão definidos os seis últimos nomes que formarão a lista de 12 concorrentes ao prêmio final. Veja quem já garantiu presença na decisão:

Olin Galli (RJ) – GP Lubrax
João Vieira (TO) – GP Lubrax
Ítalo Leão (DF) – Campeonato Mineiro de Kart
Ariel Varella (ES) – Copa Petrobras Sorriso Campeão
Gabriel Casagrande (PR) – Copa Petrobras Sorriso Campeão
Renato Júnior (RJ) – Copa Petrobras Sorriso Campeão


Anterior:

Próxima:
Traduzir »